A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove o Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2021, das 10 horas às 12 horas, com transmissão pelo canal do YouTube da Bece.
O evento pretende contribuir com as proposições de fruição de leitura e de reflexão acerca das causas sociais concernentes à literatura e à diversidade, como parte das comemorações à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto n° 84.631, de 1980.
O webinário visa à análise acerca das práticas de leitura em bibliotecas cujas ações de mediação têm a cidadania como ponto de inflexão nas literaturas infantil e juvenil. O evento conta com a participação de mediadores de leitura, escritores e pesquisadores que desenvolvem ações de acesso à literatura para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em bibliotecas públicas e comunitárias.
Com o tema “Mediação cultural e de leitura em bibliotecas comunitárias”, o webinário inicia sua programação no dia 25/10, às 10 horas, debatendo sobre o papel das bibliotecas comunitárias: como constituem os seus acervos, as relações com o poder público, e de que forma as literaturas infantil e juvenil são abordadas nas suas atividades de mediação cultural e de leitura.
A mesa contará com a participação de Raphael Montag (professor e tradutor, Biblioteca Comunitária Viva Barroso), Elane Fideles (musicista e educadora, Biblioteca Comunitária Bate Palmas) e Carlos Jefferson Ferreira (poeta e produtor cultural). A mediação será realizada por Jaquelânia Aristides (professora e pesquisadora).
O segundo dia do webinário, por sua vez, 26/10, às 10 horas, traz ao debate “A diversidade na literatura infantil contemporânea”, com os convidados Nina Rizzi (mediadora de leitura e pesquisadora) e Kelsen Bravos (escritor e consultor cultural), que discutirão como o racismo e a condição de gênero, por exemplo, são tratados pela literatura infantil na atualidade.
E mais: quais as estratégias de linguagem e de narrativa são utilizadas pelos escritores para atingir o público desejado? A Coordenadora da Política de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CPLLLB) da Secretaria da Cultura, Goreth Albuquerque, fará a mediação.
Encerrando a programação do webinário, no dia 27/10, às 10 horas, a mesa “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas” convida o público a debater como as bibliotecas têm abordado a literatura juvenil que trata dos temas relacionados à diversidade. Na mesa, estarão presentes Mônica Mota (escritora e mediadora de leitura) e Pablo Soares (cordelista e pesquisador). A bibliotecária e mediadora de leitura Ângela Abreu mediará o encontro.
Dentro da programação do Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural” está previsto o Momento Jovem Pesquisador, cujo objetivo é escutar os relatos de pesquisadores que estudam temas voltados à diversidade. Suel Silva, estudante de Licenciatura em Letras Português da Uece e estagiária Bece, apresenta sua pesquisa no dia 26 e Willame Júnior, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Unilab, no dia 27.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Na programação do dia 25/10, a bibliotecária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP-CE), Jéssika Sousa, falará sobre a importância da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto n° 84.631, de 1980.
Serviço
Webinário “Leituras da diversidade: as bibliotecas e a mediação cultural”
Dias 25, 26 e 27 de outubro, das 10 horas às 12 horas
Mesas: “Mediação cultural e de leitura em bibliotecas comunitárias” (25), “A diversidade na literatura infantil contemporânea” (26) e “Práticas de leitura e experiências sociais com a literatura juvenil em bibliotecas” (27).
Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.