Visitação do 73º Salão de Abril tem início em setembro na Casa do Barão de Camocim

Nesta edição do Salão de Abril, 33 projetos artísticos foram selecionados, sendo 30 do estado do Ceará e outros três: Piauí, Paraíba e Bahia
14:35 | 31 de ago de 2022 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A 73ª edição do Salão de Abril abre para visitação do público no próximo dia 8 de setembro, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, de terça a sexta, sempre das 10 horas às 17 horas, e aos sábados das 10 horas às 16 horas. O acesso é gratuito.

Com mais de sete décadas de história, a
iniciativa é uma ação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da sua Secretaria da Cultura e do Instituto Cultural Iracema (ICI).

Edição número 73

Para a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Cássia Campos, ao longo da sua existência, o Salão de Abril tem se consolidado enquanto espaço plural de fruição, que ajuda a projetar e conectar as diversas produções no campo das artes visuais, no Ceará.

Para esta edição do Salão de Abril, 33 projetos artísticos foram selecionados, sendo 30 do estado do Ceará e outros três dos estados: Piauí, Paraíba e Bahia. Compuseram a equipe curatorial: o cearense Jared Domício, a pernambucana Ué Prazeres e o paulista Rafael Domingos.

Sobre os diferentes olhares no processo de seleção dos trabalhos, Rafael, terceiro curador desta edição, aponta a importância da diversidade e a pluralidade.

Confira a lista de artistas de trabalhos selecionados.

Homenagens

A temática desta edição dialoga com o centenário de um dos períodos disruptivos da cultura brasileira, a Semana de 22, e homenageia também os centenários de Antônio Bandeira (1922-1967) e Aldemir Martins (1922-2006).

Marco histórico, polêmico e que, nesta homenagem, receberá uma abordagem diferenciada e propositiva, o movimento cultural ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal da Cidade.

O evento reuniu artistas das mais diversas linguagens e abordagens, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, entre outros. A Semana de 22, ou Semana de Arte Moderna, reverbera até hoje, sendo um movimento que abriu possibilidades para movimentos como a Tropicália.

Entre os homenageados cearenses, Bandeira foi um dos maiores artistas visuais do Estado e do Brasil, figura que dialoga com o Salão desde sua origem, tendo sido o primeiro vencedor da mostra, no ano de 1943.

Bandeira, junto de outros artistas da época, como o também artista plástico cearense Aldemir Martins, grande nome das artes no País e no exterior, integravam a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), que, em 1946 assumiu a realização do Salão de Abril.

Aldemir foi pintor, gravador, desenhista e ilustrador, atuou em diversas frentes, mobilizando artistas e abrindo frentes. Teve participação em eventos nacionais e internacionais em países como Espanha, Peru, Suécia, Paris, Suíça e Japão.

O Salão ficará aberto para visitação durante todo o mês de setembro e em parte de outubro, indo até o dia 22 deste mês. Os catálogos de outras edições do evento, bem como o mapeamento de artistas e obras que já participaram estão disponíveis no site do Salão de Abril.

Serviço

73ª edição do Salão de Abril

Visitação: a partir do dia 8/9, às 10 horas

Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10 horas às 17 horas e aos sábados das 10 horas às 16 horas

Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim: Rua General Sampaio, n 1632 - Centro - Fortaleza - CE

O acesso é gratuito