A 73ª edição do Salão de Abril abre para visitação do público no próximo dia 8 de setembro, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, de terça a sexta, sempre das 10 horas às 17 horas, e aos sábados das 10 horas às 16 horas. O acesso é gratuito.
Com mais de sete décadas de história, ainiciativa é uma ação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da sua Secretaria da Cultura e do Instituto Cultural Iracema (ICI).
Para a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Cássia Campos, ao longo da sua existência, o Salão de Abril tem se consolidado enquanto espaço plural de fruição, que ajuda a projetar e conectar as diversas produções no campo das artes visuais, no Ceará.
Para esta edição do Salão de Abril, 33 projetos artísticos foram selecionados, sendo 30 do estado do Ceará e outros três dos estados: Piauí, Paraíba e Bahia. Compuseram a equipe curatorial: o cearense Jared Domício, a pernambucana Ué Prazeres e o paulista Rafael Domingos.
Sobre os diferentes olhares no processo de seleção dos trabalhos, Rafael, terceiro curador desta edição, aponta a importância da diversidade e a pluralidade.
Confira a lista de artistas de trabalhos selecionados.
A temática desta edição dialoga com o centenário de um dos períodos disruptivos da cultura brasileira, a Semana de 22, e homenageia também os centenários de Antônio Bandeira (1922-1967) e Aldemir Martins (1922-2006).
Marco histórico, polêmico e que, nesta homenagem, receberá uma abordagem diferenciada e propositiva, o movimento cultural ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal da Cidade.
O evento reuniu artistas das mais diversas linguagens e abordagens, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, entre outros. A Semana de 22, ou Semana de Arte Moderna, reverbera até hoje, sendo um movimento que abriu possibilidades para movimentos como a Tropicália.
Entre os homenageados cearenses, Bandeira foi um dos maiores artistas visuais do Estado e do Brasil, figura que dialoga com o Salão desde sua origem, tendo sido o primeiro vencedor da mostra, no ano de 1943.
Bandeira, junto de outros artistas da época, como o também artista plástico cearense Aldemir Martins, grande nome das artes no País e no exterior, integravam a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), que, em 1946 assumiu a realização do Salão de Abril.
Aldemir foi pintor, gravador, desenhista e ilustrador, atuou em diversas frentes, mobilizando artistas e abrindo frentes. Teve participação em eventos nacionais e internacionais em países como Espanha, Peru, Suécia, Paris, Suíça e Japão.
O Salão ficará aberto para visitação durante todo o mês de setembro e em parte de outubro, indo até o dia 22 deste mês. Os catálogos de outras edições do evento, bem como o mapeamento de artistas e obras que já participaram estão disponíveis no site do Salão de Abril.
Visitação: a partir do dia 8/9, às 10 horas
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10 horas às 17 horas e aos sábados das 10 horas às 16 horas
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim: Rua General Sampaio, n 1632 - Centro - Fortaleza - CE
O acesso é gratuito