Um em cada quatro jovens do País não estava ocupado nem estudava em 2016

De acordo com dados da SIS, no ano passado cerca de 25,8% dos jovens de 16 e 29 anos não estavam ocupados nem estudavam
15:48 | 15 de dez de 2017 Autor: Anuário do Ceará

De acordo com dados da
Síntese dos Indicadores Sociais (SIS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, cerca de 25,8% dos jovens de 16 e 29 anos não estavam ocupados nem estudavam. Ainda segundo a Síntese, entre os 10% da população com os menores rendimentos, 78,5% eram pretos ou pardos. Já entre os 10% com os maiores rendimentos, os pretos ou pardos representavam apenas 24,8%.

Com dados do IBGE e de outras fontes, a SIS analisa o mercado de trabalho, a distribuição de renda e a mobilidade ocupacional e educacional no País. Considerando a linha de pobreza proposta pelo Banco Mundial, um quarto da população brasileira vive com renda de até 5,5 dólares por dia (R$387 por mês), incluindo 42,4% das crianças e adolescentes de até 14 anos do Brasil.


Na análise do saneamento, a pesquisa constatou que, no Piauí e no Acre, mais de 10% da população vive em domicílios sem banheiros e que 37,9% dos domicílios do País não tinham acesso aos três serviços de saneamento básico (coleta de lixo, água tratada e acesso à rede de esgoto).

Em relação à mobilidade educacional, a SIS constatou que apenas 4,6% dos filhos de pais sem instrução conseguiram concluir o ensino superior. Na análise da mobilidade ocupacional, o percentual de brancos com mobilidade ascendente é maior do que o de pretos ou pardos, enquanto o das mulheres é maior do que o dos homens.