O Anuário do Ceará apresenta, dentre as 100 informações de cada município cearense, a chamada toponímia, ou seja, a origem das palavras de cada nome das cidades. Neste item, são checados dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia do Ceará (Ipece).
O Ipece atua na elaboração do capítulo Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) e é fonte de dados de alguns itens do Guia dos Municípios. No caso da toponímia, são duas fontes de pesquisa.
A primeira fonte de pesquisa é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do sistema IBGE Cidades.
Nos casos onde não consta a informação no IBGE Cidades, a consulta é realizada pelo Dicionário Toponímico, Histórico e Geográfico do Nordeste, datado de 2005, do autor Márlio Fábio Pelosi Falcão.
Quando não há um dado oficial, o termo "informação inexistente" é aplicado no sistema do Ipece e inserido na base de dados do Anuário. A última atualização do Ipece, no item toponímia, foi realizada no primeiro semestre de 2023.
Segundo Rafaela Martins, gerente de Estatística, Geografia e Informações do Ipece, o levantamento da base de toponímias dos municípios cearenses enriquece o contexto histórico e cultural dos municípios, valorizando a identidade local dos municípios.
Para compilar os dados, o Anuário checa os dados pelo sistema nomeado de IPECEDATA. O IPECEDATA é um Sistema web de indicadores geossocioeconômicos que possibilita a consulta e análise sobre diversos temas relativos ao estado do Ceará e seus municípios, permitindo o acesso aos dados de forma eficiente.
O sistema contém os módulos relativos ao Painel Dinâmico, Anuário Estatístico do Ceará, Perfil Municipal e Perfil Regional, consentindo a análise de dados em nível de Estado, municípios e regiões de planejamento. O mesmo pode ser acessado a partir do site do IPECE.
A coleta dos dados do Ipece, para alimentação do sistema IPECEDATA, é realizada continuamente por uma equipe técnica de quatro colaboradores: Fátima Juvenal, Kathiuscia Alves, Margarida Nascimento e Ana Karine Figueiredo.
O sistema IPECEDATA possui atualmente 26 dimensões, 89 temas e mais de 19 mil indicadores.
O estudo do ICGM, compilado pelo Ipece e apresentado no Anuário do Ceará, está baseado em quatro dimensões: planejamento, recursos financeiros, serviços e transparência.
Ao classificar os 184 municípios por grupos populacionais, o ranqueamento do Ipece oferece o melhor grau de comparação.
Na edição 2024-2025, o Anuário do Ceará mostra os seguintes vencedores, por faixa populacional: Sobral, Granja, Itatira e Solonópole.