O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou, nesta quarta-feira, 10, a nova Central de Atendimento Judicial (CAJ) no Fórum Clóvis Beviláqua. O setor padroniza procedimentos, ao centralizar os serviços de consulta de informações processuais e administrativas, de protocolo e de emissão de certidões.
O juiz diretor do Fórum, José Ricardo Vidal Patrocínio, observou que a atual gestão do TJCE sempre foi voltada para o aprimoramento do Judiciário, por meio da melhoria dos serviços.
Para o supervisor de atendimento judicial, Nelson Ricardo Nogueira, uma estrutura única, que reúna as principais demandas do público em relação à Justiça, é a concretização de um projeto que há muito era esperado, tanto da população como dos servidores do Judiciário.
Ele também lembrou que o Ceará foi o pioneiro no Nordeste e o segundo estado do Pais ao criar, há 22 anos, uma central de informações e acompanhamento processual de grande porte: o Telejustiça, que também passa a funcionar na Central.
Também compareceram à inauguração o desembargador Francisco Gomes de Moura; a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França; a vice-diretora do Fórum, Ijosiana Cavalcante Serpa; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre da Silva Costa; o advogado José Navarro (representando a Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará); o coronel Willamar Lobo (coordenador da Coordenadoria de Feitos Judiciários Militares da Polícia Militar); e o promotor de Justiça Régio Lima Vasconcelos (pela Procuradoria-Geral de Justiça).
FUNCIONAMENTO
A Central foi selecionada como um dos projetos estratégicos do TJCE para o período 2015-2020. Por meio dela, o jurisdicionado tem acesso a diferentes serviços, antes oferecidos por setores diversos (Telejustiça, Protocolo e Certidões), em um mesmo espaço, estruturado para receber o público de forma mais confortável e acolhedora.
São fornecidas certidões e informações pertinentes à Justiça e protocolizados documentos e petições. Além disso, o setor permite o acompanhamento processual.
Quem busca a Central (que fica localizada no térreo do Fórum) passa inicialmente por uma triagem, na qual já é feita a verificação dos documentos necessários para solicitar os serviços. Estando a documentação completa, é entregue uma senha para atendimento em um dos 18 guichês disponíveis, sendo dois deles exclusivos para advogados. Além disso, a Central conta com mais 20 profissionais para o atendimento por telefone (3216 6000).