O Theatro José de Alencar (TJA) realiza, nesta quarta-feira, 17, mais uma edição do tradicional projeto gratuito “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do TJA (17 de junho de 1910). Para marcar o Mês da Consciência Negra, lembrado a cada dia 20 de novembro, o TJA irá trabalhar com o tema “Aquilombamento das Artes” ao longo de toda a programação.
O equipamento é da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
A maratona tem início com as Visitas Guiadas presenciais com Artur Menezes, Nara Raquel, Rebeca Bezerra e a equipe de guias culturais. Das 9 horas às 19 horas, os presentes têm a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos diversos espaços do TJA, como Palco Principal, Jardim de Burle Marx, Foyer, camarins, Anexo Cena, dentre outros mais. O agendamento acontece pelos fones (85) 3101 2583 / 3101 2586.
Com direção de Neidinha Castelo Branco, o espetáculo “Re-Talho”, da Turma Noite do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT/ 2017-2018), será exibido pelo YouTube do equipamento, às 16 horas, seguido do curta-metragem “Os Cabelos de Yami” (2018/ 7min), às 17 horas, de Luizete Vicente e Rebeca Barbosa.
A ficção conta a história do primeiro dia de aula de uma menina negra na sua nova escola. Ela se depara com um grande desafio: a aceitação de seus cabelos crespos pelos colegas de classe.
Às 19 horas, entra em cena o Webinário “CPBT 30 Anos”. Com apresentação de Juliana Veras, professora da Turma Manhã do Princípios Básicos de Teatro, a atividade contará com as presenças de Edla Maia, Higor Fernandes e Isaac Branco; ao final, haverá ainda a exibição do espetáculo “Toró” (CPBT Noite/ 2019 – Zona de Criação). Às 20 horas, será a vez de “A Beleza de Rose”, curta-metragem de Natal Portela, cujo projeto – na categoria Difusão – foi um dos selecionados do Arte em Rede 2021.
Voltando para as atividades presenciais, às 16 horas, o Pátio Nobre irá abrigar a Feira Cultural de Afroempreendedorismo com a presença das seguintes marcas: Casa de Xicas, Day Terapias Spa, Menina Nêga Bijuterias, Jack Tranças Afrohair, Ari’ Art e Bem Afro. Partindo para o Palco Elzenir Colares (Jardim), às 16h20min, haverá o show de Mateus Fazeno Rock. Gratuita, a apresentação será limitada a 200 pessoas – retirada antecipada de ingressos via Sympla – e comprovação de duas doses da vacina contra Covid-19.
Na calçada do TJA, mais duas atrações estarão em destaque no “Theatro de Portas Abertas”: às 17 horas, o musical “Gritos”, dirigido por Jeffe e idealizado por Luis Pedrosa, com base nas obras de Jansen Viana; e, às 18 horas, a “Hora do Ângelus” contará com a presença da cantora, compositora e atriz Adna Oliveira.
Por fim, às 19 horas, a Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos irá apresentar o concerto “Grandes Clássicos” no Palco Principal. Uma especial proposta acatada pelos músicos da orquestra é a de apresentarem algumas peças de importantes compositores negros que foram símbolo de resistência na luta constante contra o racismo.
Dessa forma, o evento será aberto com a leitura de pequenos trechos do poema “Navio negreiro”, do poeta romântico Castro Alves, interpretado por dois integrantes da orquestra. A orquestra contará ainda com a presença de artistas representantes da música cearense, como o tenor cearense Franklin Dantas, o contratenor Antonio Souza e o pianista Alvany Silva, que interpretarão obras como “Meditação de Thaís” e “Pie Jésus e Xangô”.
Protocolos de biossegurança
Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, o Theatro José de Alencar irá operar respeitando critérios de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19. Para todos os horários das Visitas Guiadas, faz-se necessário um agendamento prévio por telefone e grupos de, no máximo, dez pessoas por visita.
É também recomendada a higienização das mãos ao entrar no Theatro. Para tal, há totens com álcool em gel 70% espalhados por todo o equipamento. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período que estiverem nas dependências do TJA e o distanciamento social. Confira a programação detalhada:
16 HORAS
FEIRA CULTURAL DE AFROEMPREENDEDORISMO
Participações: Ari’Art, Bem Afro, Casa de Xicas, Day Terapias Spa, Menina Nêga Bijuterias e Jack Tranças Afrohair
(Pátio Nobre)
16 HORAS
ESPETÁCULO “RE-TALHO”
CPBT Noite 2017-2018 – Direção: Neidinha Castelo Branco
(Transmissão: YouTube do TJA)
16h20min
SHOW “MATEUS FAZENO ROCK”
(Jardim do TJA – gratuito com retirada de ingressos limitada a 200 pessoas pelo Sympla e comprovação de duas doses da vacina contra Covid-19)
17 HORAS
MUSICAL “GRITOS”
Idealizado por Luis Pedrosa com base nas obras de Jansen Viana (direção: Jeffe)
(Calçada do TJA)
17 HORAS
OS CABELOS DE YAMI
Curta-metragem de Luizete Vicente e Rebeca Barbosa
(Transmissão: YouTube do TJA)
18 HORAS
HORA DO NGELUS
Com a cantora, compositora e atriz Adna Oliveira
(Calçada do TJA)
19 HORAS
ORQUESTRA DE C MARA HEITOR VILLA-LOBOS
Concerto “Grandes Clássicos”, com participação especial do Coral da Estaca Fortaleza + convidados: Franklin Dantas (tenor), Antônio Souza (contratenor) e Alvany Silva (pianista)
(Palco Principal – Entrada franca com doação de 1kg de alimento não-perecível)
19 HORAS
WEBINÁRIO “CPBT 30 ANOS”
Com Edla Maia, Higor Fernandes e Isaac Branco + Juliana Veras (apresentação)
(Transmissão: YouTube do TJA)
20 HORAS
CURTA-METRAGEM “A BELEZA DE ROSE”
Projeto Arte em Rede 2021 – Direção: Natal Portela (20min)
(Transmissão: YouTube do TJA)
Serviço
Theatro de Portas Abertas – Novembro 2021: “Aquilombamento das Artes”
Data: dia 17 (quarta-feira), a partir das 9 horas
Local: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro) e no canal do YouTube do equipamento
Programação aberta ao público