Segundo informação dada pelo diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, aliberação do 5G em Fortaleza tem previsão de chegar na próxima segunda-feira, 5 de setembro. Com isso, a estimativa é que chegue também a Recife e Natal.
Moreira preside o grupo técnico responsável por aprovar a ativação do serviço, o Gaispi, e soltou a previsão ao jornal Valor Econômico.
Com isso, a liberação do sinal completaria 15 capitais. A publicação ainda informa que a decisão será referendada pelo Gaispi em reunião marcada para quinta-feira, 1º de setembro.
Fortaleza tem a expectativa de receber o 5G desde a realização do leilão, quando foi apontada como a primeira cidade do Nordeste apta a ter o sinal operando sem empecilhos técnicos ou de legislação.
Mas, quando a chegada foi oficializada pelo Governo Federal, outras cidades passaram à frente, como João Pessoa e Salvador, que sequer estavam na lista de municípios com a lei geral de antenas aprovada.
O que mais se deve perceber quando a tecnologia for implantada é sobre a velocidade de entrega ao usuário final. Isso destoa ao que estamos acostumados, pois para fazer downloads fica muito mais rápido, de 20Mb para quase 1Gb por segundo.
Outra aplicabilidade esperada do 5G é o uso em indústrias, centros de distribuição, agronegócio, portos e aeroportos, agilizando a operação e tornando a entrega dos produtos e serviços mais ágil.
Experiências pilotos já são conhecidas na indústria automotiva e lavouras pelo Brasil, inclusive. (Com informações do repórter Adriano Queiroz)
A nova tecnologia é a quinta geração de conexões de internet móveis com maior alcance e sucede as redes 4G, 3G e 2G. O prazo para todas as capitais receberem o 5G é 29 de setembro de 2022, e até dezembro de 2029 ele estará em todas as cidades brasileiras.
O 5G já está funcionando para alguns smartphones compatíveis com a tecnologia e causado alvoroço.
Assim como aconteceu na época da evolução do 3G para o 4G, os smartphones precisam vir com um receptor pronto para a nova tecnologia logo ao sair da fábrica, o que significa que o seu aparelho atual pode não ser compatível com a rede.
Em 2021 foi divulgada uma lista de aparelhos disponíveis que possuíam compatibilidade com a tecnologia, mas essa relação está, evidentemente, em atualização. Confira os modelos que atualmente possuem a tecnologia e aprenda a acompanhar as atualizações no site da Anatel.
Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, Realme, TCL, Infinix e ASUS possuem aparelhos compatíveis com preços que vão de R$ 1.333 (Samsung A23 5G) a R$ 12.599 (Galaxy Z Fold 2 5G), de acordo com preços cotados em agosto de 2022.