A Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) apresentou o Planejamento Estratégico do Turismo para Fortaleza.
O planocontou com participação da iniciativa privada e definiu ações e projetos para os principais pontos turísticos da Capital, como a Praia de Iracema, Praia do Futuro, Beira Mar e Barra do Ceará, além do foco na promoção e eventos, relações internacionais e capacitação.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira, foram destacadas no planejamento ações de curto a longo prazo, como a instalação da Setfor noEstoril, em maio próximo.
Outras propostas também estão previstas para a Praia de Iracema, como uma programação cultural aberta ao público, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a internalização da fiação, por meio do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur) e reforço no sistema de segurança com câmeras integradas com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).
Para a Beira Mar, o planejamento inclui a conclusão do projeto de requalificação da orla, prolongamento da urbanização do Riacho Maceió até a Rua Canuto de Aguiar, melhoria dos espaços de embarque e desembarque para os veículos de turismo, nos hotéis e pontos turísticos, sinalização de balneabilidade das praias, além de píer nos espigões, adequados às embarcações.
A Setfor pretende desenvolver o selo de qualidade para taxistas e estabelecimentos comerciais, cursos para taxistas, campanhas voltadas para atender bem ao turista, parcerias com Unifor, Sebrae, Sesc, Senai, ABIH e Abrasel e ainda habilitar os permissionários de todos os mercados públicos.
No eixo Praia do Futuro, a proposta éordenar e adequar o local, de acordo com a decisão da Justiça, no processo sobre a retirada das barracas. Outras ações previstas são o plantio de árvores na Praça Dom Hélder Câmara; campanhas de conscientização da coleta de lixo e pontos de coletas seletivas; implantação de postos de salva-vidas; sinalização de balneabilidade da praia; canal de interação entre a polícia, guias de turismo, hotéis e taxistas, além da criação da ZIT (Zona de Interesse para o Turismo).
Outros projetos destacados no Planejamento, lançamento de aplicativo e portal do turismo; implantação do Fórum de Turismo entre as Secretarias de Turismo de Fortaleza e Região Metropolitana; estratégias para feiras e eventos internacionais; implantação de ouvidoria para turistas; balcão de informações no Aeroporto Internacional Pinto Martins; ações voltadas para setor corporativo; ampliação de parcerias e convênios; calendário de eventos da cidade, ônibus turístico, entre outros.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza