O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), reforça a vacinação contra a Covid-19 na Capital disponibilizando estrutura drive-thru no Shopping Iguatemi a partir desta terça-feira (2). A Sesa vai vacinar idosos a partir de 75 anos, por ordem decrescente de idade, que já se cadastraram pela Prefeitura de Fortaleza. A ação será iniciada às 15h e segue até às 22h, como forma deacelerar o processo de imunização dos grupos prioritários. É necessárioapresentar documento com foto e CPF para ser vacinado.
A vacinação no drive-thru do Iguatemi seguirá desegundaasexta-feira, das 8h às 22h. O shopping reservou área de 21 mil metros quadrados para a ação, com quatro baias de vacinação e capacidade para imunizar mais de 330 pacientes por dia. O espaço tem entrada pela avenida Sebastião de Abreu (próximo à Leroy Merlin), com duas opções de saída e comporta até 400 veículos enfileirados. Veja a lista de vacinação desta terça (2).
A iniciativa da Sesa visa a apoiar a Prefeitura de Fortaleza no alcance das metas vacinais, já que a Capital tem o maior número de pessoas nos grupos prioritários. A ação acontece em paralelo com as outras frentes de vacinação municipal.
Todos os dias a Sesa disponibilizará em seu site a lista dos cadastrados confirmados para receber a vacina no drive-thru do Iguatemi. A pessoa idosa que não comparecer ao dia e horário da vacinaçãoterá a aplicação reagendada.
Com o objetivo de evitar aglomerações, a Sesa e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressaltam que somente serão atendidos no drive-thru do Iguatemi aqueles idosos que receberam a confirmação do agendamento por e-mail e telefone fornecido no cadastro. Quem já realizou a inscrição na plataformaVacine Já, da Prefeitura, não precisa fazer novamente.
O drive-thru do Iguatemi é um complemento às ações de vacinação em Fortaleza, que já contam com estruturas no Centro de Eventos do Ceará, nas unidades de saúde para os profissionais e rotas domiciliares para idosos. A Sesa tem objetivo de levar vacinação no modelo drive-thru para outros espaços da Capital, ainda a serem definidos.
O Governo do Ceará já recebeu 334.900 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac, produzida no Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e do tipo desenvolvido pela Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
As primeiras doses dos imunizantes já foram distribuídas pela Sesa aos 184 municípios cearenses por meio de rotas aéreas e terrestres para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). O andamento da vacinação em cada município e em todo o Estado pode ser acompanhado peloVacinômetro Covid-19 da Sesa, atualizado diariamente.