Senai Ceará e Governo do Estado reabrem Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios

A Central será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de Covid-19 no Ceará
15:48 | 19 de mar de 2021 Autor: Joelma Leal

Com a segunda onda de infecções por coronavírus em todo o País, o Ceará enfrenta lotação em hospitais e leitos de UTI em todas as regiões do Estado, e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) decidiu reabrir
a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).

Instalada em 2020, no Senai Jacarecanga, a Central foi reaberta oficialmente nesta sexta-feira, 19/3. O Senai começou a trabalhar no conserto dos dez primeiros equipamentos encaminhados pelo Governo do Estado. Com a diminuição dos casos, em setembro de 2020, o funcionamento da estrutura havia sido suspenso. Desde o último sábado, 13/3, os profissionais do Senai foram mobilizados para retomar esse trabalho. São 20 pessoas trabalhando diretamente nos consertos.

A Central será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de Covid-19 no Ceará. O objetivo é ganhar velocidade, rapidez e dinamismo nos consertos, utilizando técnicas de Engenharia Reversa para produção de peças que faltam, entre outros métodos, evitando a demora da importação.


A ação tem o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).


O Senai prevê ainda a oferta do curso técnico em manutenção de aparelhos médicos hospitalares para maio, a depender da situação da pandemia no Estado.