Semace recebe denúncia de crime ambiental por aplicativo

A denúncia é analisada por fiscais da Semace, que confirmam ou não o ilícito, deslocam uma equipe para fazer a autuação e, sendo o caso, embargam a prática criminosa
16:56 | 19 de jun de 2019 Autor: Joelma Leal

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por meio do aplicativo para telefones celulares e outros dispositivos móveis Semace Mobile, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A nova funcionalidade foi disponibilizada como parte da programação do mês dedicado ao meio ambiente. O aplicativo para plataformas Android está disponível para baixar gratuitamente nas lojas de aplicativo
da internet ou por meio do
QR Code
que pode ser acessado pelo site da Semace.


O aplicativo é o mesmo onde estão as informações do boletim semanal de balneabilidade. Na funcionalidade Denúncias Ambientais, o internauta comunica a suspeita de crime ambiental.

A denúncia é analisada por fiscais da Semace, que confirmam ou não o ilícito, deslocam uma equipe para fazer a autuação e, sendo o caso, embargam a prática criminosa.


Ao preencher o formulário de denúncia, o interessado informa o nome, que é mantido em sigilo. Também é obrigatório incluir alguma foto que facilite a análise do caso pelos fiscais. Um dispositivo de localização espacial por satélite pode ser utilizado para identificar as coordenadas geográficas exatas do caso.


Os serviços de denúncia pelo Disque Natureza (0800 275 2233) e pelo serviço de ouvidoria (85) 3101 5520 seguem funcionando normalmente.