“Sala Izaíra Silvino” é inaugurada dentro da programação do “Theatro de Portas Abertas”

A nomeação da Sala foi sancionada pelo Governo do Ceará, no último dia 11 de janeiro, através da Lei Nº 17.904/2022, de iniciativa do deputado estadual Renato Roseno (PSol)
18:55 | 16 de mar de 2022 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A artista faleceu em 2021

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 17 de março, às 16h, no Foyer, a solenidade de inauguração da Sala Izaíra Silvino, numa homenagem à maestrina, compositora e educadora cearense Izaíra Silvino (1945-2021).
A artista representa sua cidade natal, Baturité, no Anuário do Ceará.

A nomeação da Sala foi sancionada pelo Governo do Ceará, no último dia 11 de janeiro, através da Lei Nº 17.904/2022, de iniciativa do deputado estadual Renato Roseno (PSol). Na mesma data, também foi sancionada a Lei Nº17.903, que denomina Professor Gilmar de Carvalho o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará.

No Foyer, o cerimonial - conduzido pelo jornalista e apresentador Nonato Albuquerque - contará com a presença de autoridades locais, amigos e admiradores da homenageada. Na ocasião, haverá o descerramento da placa e o pocket-show "Ave de Arribação -
Memória e Canções para Izaíra Silvino", reunindo familiares de Izaíra Silvino: Aparecida Silvino, Catá Diogo, Francisco Silvino, Silvino Filho, Davi Silvino e Didi Moraes.

Às 17h, o evento transporta-se para o Jardim de Burle Marx, onde se integra ao projeto gratuito “Theatro de Portas Abertas”. A céu aberto, acontecerá uma celebração com abertura do Coral do CAIS - Coral dos Amigos de Izaíra Silvino, sob a regência de Gerardo Jr, e apresentações dos cantores Pingo de Fortaleza e Eugênio Leandro; o encerramento será com o Grupo de Tradições Cearenses (GTC).

Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período de permanência no Theatro José de Alencar; para adentrar no equipamento, é necessária ainda a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto.

Sobre a homenageada -
Dentro e fora da música, Izaira Silvino foi muitas: compositora, arranjadora, bandolinista, violinista, regente, cantora, coralista, professora, mestre em Educação, produtora cultural, escritora. Personalidade que dá nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC, Izaíra imergiu no mundo das notas musicais ainda criança e com elas não parou mais de brincar.

Formou-se em Direito pela UFC e estudou Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. No Crato, teve a primeira experiência em regência, atividade que se revelaria depois como uma paixão. Foi regente do Coral da UFC de 1981 a 1989 e transformou as apresentações do grupo em verdadeiros espetáculos, formato vigente até hoje.

Durante o período em que esteve à frente do Coral da UFC, iniciou o trabalho de valorização da música brasileira (especialmente a nordestina) e o projeto de multiplicação de corais, fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música da instituição. Entre 1982 a 1986, esteve à frente do projeto “Nordeste – Encontros Musicais da UFC”, cuja quinta edição é considerada um marco para criação do Curso de Música na Universidade.

Izaíra foi ainda uma das personalidades que participou do projeto “Solo Feminino”, idealizado e coordenado pelo cantor e compositor Pingo de Fortaleza, lançado em março de 2018. Nele, Izaíra participou como uma das intérpretes da coleção de três CDs e foi uma das 20 cantoras que deu depoimento para o livro “Pérolas – O Feminino no Cancioneiro Cearense, 1900-2017, Histórias e Relatos de Vida”, de autoria também de Pingo de Fortaleza. Além disso, também participou, até o final do ano de 2018, como regente do Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará.

Em 2019, criou o CAIS - Coral dos Amigos da Izaíra Silvino com ensaios semanais na Sala de Canto Paulo Abel (Anexo CENA do Theatro José de Alencar) e desenvolveu variados espetáculos que estrearam no Foyer e no Palco Principal do equipamento.

SERVIÇO

Inauguração da Sala Izaíra Silvino

Quando: 17 de março, às 16h

Onde: Foyer e Jardim do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Programação gratuita