Riacho do Meio: o oásis verde dentro do Geopark Araripe, no Cariri cearense

O Riacho do Meio é conhecido pelas fontes de água e por abrigar espécies endêmicas como o soldadinho-do-araripe. A região recebeu um Complexo Ambiental dedicado ao patrimônio natural e cultural da Chapada do Araripe
17:06 | 18 de nov de 2021 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
GEOSSITIO RIACHO DO MEIO; BARBALHA; GEOPARK ARARIPE; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; PAISAGEM; TURISMO; ROCHAS; NATUREZA; TRILHA; PERSONAGEM CICERO MANOEL AMBIENTALISTA; FOTOS © NIVIA UCHOA/GOV DO CEARA

O Riacho do Meio, localizado no distrito do Caldas, em Barbalha, é um dos nove geossítios do Geopark Araripe (GA), um território de relevância geológica que abrange outros cinco municípios do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O Riacho do Meio é conhecido pelas fontes de água e por abrigar espécies endêmicas como o soldadinho-do-araripe. A região recebeu um Complexo Ambiental dedicado ao patrimônio natural e cultural da Chapada do Araripe.

A vegetação da região, incluindo o território de aproximadamente quatro mil km² do Geopark Araripe, é constituída predominantemente pela Caatinga, mas também apresenta tipos secundários, tais como: mata úmida, cerrado e carrasco. Esse ecossistema é protegido pelas unidades de conservação como a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (Flona) do Araripe-Apodi, geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além da APA da Chapada do Araripe e da Flona, outras nove UC fazem parte da área do Geopark Araripe, sendo cinco de administração estadual e três na esfera municipal, além de uma de domínio privado.

Oásis verde

O geossítio Riacho do Meio fica localizado no sopé da Chapada do Araripe, inserido em duas Unidades de Conservação. O local é conhecido principalmente pelas três fontes naturais de água, que surgem no contato de dois tipos de rochas: os arenitos permeáveis da Formação Exu, do topo da chapada, e os arenitos impermeáveis da Formação Arajara. O geossítio também guarda a Samambaia Açu, planta considerada pré-histórica.

Além de levar os visitantes até as nascentes, as trilhas do geossítio mostram que componentes geológicos também guardam aspectos culturais, como as rochas nomeadas de Pedra do Morcego e Pedra da Coruja.

O sistema hidrogeológico da Chapada do Araripe também é responsável por fazer o Riacho do Meio se configurar como habitat para espécies raras.

O soldadinho-do-araripe mede cerca de 15cm de comprimento e pesa aproximadamente 20g. O macho e a fêmea diferem nas suas características físicas, e são conhecidos por moradores como lavadeiro e lavadeira-da-mata. Enquanto a fêmea é de cor verde-oliva, o macho é branco, tem a cauda e as penas de voo das asas negras e sobre a cabeça um “topete” vermelho, utilizado para chamar a atenção das fêmeas.