Especial Anuário 2024-2025: assista no YouTube e nas plataformas de streaming

Toda a série de 19 episódios dos programas especiais do Anuário do Ceará 2024-2025 já está disponível no YouTube e nas plataformas de streaming Spotify, Amazon Music, Spreaker e Deezer. A apresentação é do editor-geral do Anuário, Jocélio Leal. De 10 de junho até 1° de julho — data de lançamento da publicação mais longeva do […]
09:57 | 08 de jul de 2024 Autor: Gabriel Gago
imagem da interna
Programa Especial Anuário 2024-2025. Jocélio Leal e Tânia Mara

Toda a série de 19 episódios dos programas especiais do Anuário do Ceará 2024-2025 já está disponível no YouTube e nas plataformas de streaming Spotify, Amazon Music, Spreaker e Deezer. A apresentação é do editor-geral do Anuário, Jocélio Leal.

De 10 de junho até 1° de julho — data de lançamento da publicação mais longeva do Estado — , as transmissões foram realizadas no canal FDR. Os episódios foram ao ar às 15 horas e eram reprisados às 8 horas do dia subsequente, exceto aos sábados, que eram reprisados na segunda-feira.


Episódio 1 - Tânia Mara Coelho

A estreia dos programas foi com a secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que fez uma análise do mapa da saúde do Estado.

Para ela, é preciso descentralizar os serviços de alta complexidade na região, levando a atenção primária aos municípios do Interior.

Tânia também é infectologista e falou sobre a prevenção de doenças que poderiam ser mitigadas.

Episódio 2 - Célio Fernando Bezerra Melo

O segundo episódio trouxe como convidado o consultor econômico do Anuário e sócio-diretor da Astor BFA, Célio Fernando Bezerra Melo. Ele faz uma leitura sobre a saúde financeira do Estado.

Segundo ele, o Ceará passa por uma reestruturação econômica fiscal para o desenvolvimento de transição energética.

Cita temas importantes, como o Ceará 2050, Hidrogênio Verde (H2V), Indústria 4.0, Inteligência Artificial (IA), Economia Azul, Agenda 2030, Net-Zero, desinformação e a polarização política no Brasil e no mundo, e a preocupação com os eventos climáticos.

Célio foi secretário-executivo de Regionalização e Modernização do Ceará, cargo vinculado à Casa Civil do Governo estadual, cuidando especificamente da agenda Pós-Pandemia.


Episódio 3 - Samuel Dias

O titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, fala sobre o andamento das obras na Capital. Ela avalia que a gestão busca centralizar as obras, com prioridade nas áreas mais periféricas, a fim de minimizar a desigualdade social.

Comenta o andamento de obras na Heráclito Graça e na Sargento Hermínio, inserção de pisos intertravados e faz um panorama dos pontos turísticos, como a Ponte dos Ingleses e a Praia de Iracema.


Episódio 4 - Erick Torres

Parte do conglomerado industrial multinacional de empresas de aço da ArcelorMittal está situada no Ceará. O CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, fala sobre o desenvolvimento de um estudo para transformar placas de aço em bobinas, além de iniciativas de cunho social como o projeto Território Empreendedor e o Prêmio Mulher ArcelorMittal.

Atualmente, a ArcelorMittal Pecém opera em seu limite máximo. O diretor-executivo destaca, ainda, a parceria entre a companhia e o Governo do Ceará para exportação, produção de energia limpa e mão de obra. O objetivo da siderúrgica é alcançar a marca de 25% de neutralidade de carbono até 2030.


Episódio 5 - Luiz Alberto Sabóia

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, afirma que a Capital é uma grande incubadora de ideias.

Assim nasceram alguns projetos, como o de bicicletas compartilhadas, Fortaleza Bilíngue e o programa Re-ciclo. Para Sabóia, a urgência do cidadão é que a Cidade funcione, e o desafio é que a ciência solucione isto desde já. Assegura, também, que Fortaleza já capacita os jovens para usarem a Inteligência Artificial (IA).


Episódio 6 - Raul Santos

A missão de divulgar Portugal aqui é parte do compromisso da Câmara Brasil-Portugal no Ceará e no resto do País. O presidente Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Raul Santos, fala sobre o que leva os cearenses a buscarem a cidadania portuguesa.

Ele acredita que os brasileiros ainda precisam conhecer mais acerca dos hábitos, costumes e sobre a legislação portuguesa.


Episódio 7 - Galeno Taumaturgo

O atual secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, foi o sétimo convidado do Especial. Na ocasião, o gestor avaliou o cenário da saúde pública do Município, dando ênfase à infraestrutura e à segurança do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Ele também discute a situação dos servidores públicos de Fortaleza e o objetivo de tornar a cidade uma referência em atendimentos médicos. Ressalta que Fortaleza é a capital, no Nordeste, com mais hospitais custeados pelo município.


Episódio 8 - Luciana Lobo

A secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza (Seuma), Luciana Lobo, revela a dificuldade em conciliar a necessidade de agilidade na aprovação de projetos e a preservação do meio ambiente com uma agenda que nem sempre está conectada, embora cada vez mais madura.

Conforme a secretária, a pasta tem trabalhado com várias políticas públicas de preservação do meio ambiente, com foco na arborização da Capital. Para combater as mudanças climáticas, Luciana diz que instituiu o gabinete de governança climática. Outros objetivos da gestão são criar cada vez mais novos microparques e efetivar a elaboração do Plano Diretor.


Episódio 9 - Alfredo Pessoa

O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) traz o ranking dos municípios com melhor desempenho na gestão pública. Este é um dos principais conteúdos do Anuário do Ceará 2024-2025, com um capítulo inteiro dedicado à ele.

Quem coordena este estudo é o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O professor Alfredo Pessoa, diretor-geral do Ipece, explica que existem quatro dimensões nesses indicadores, sendo elas: o planejamento, a questão financeira, os serviços e a transparência.

Vale dizer também que houve mudança da fórmula neste ano. O Ipece também atua como um dos articuladores da disputa territorial entre o Piauí e o Ceará.


Episódio 10 - Gardel Rolim

O presidente da Câmara dos vereadores de Fortaleza, Gardel Rolim, discute os desafios de manter o diálogo no parlamento em tempos de extremismo. Ele afirma cobrar dos vereadores uma conduta mais próxima com a população.

Ele reforça a importância de um Plano Diretor que favoreça a moradia e a atividade econômica de uma Cidade que já está visualmente diferente da década passada. O vereador é autor de um Projeto de Lei que busca incentivar a sustentabilidade dos patrimônios tombados.


Episódio 11 - Luisa Cela

A ex-secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, faz balanço geral da pasta após cerca de 18 meses de gestão. Luisa ressalta a cultura como algo estratégico para a economia do Estado.

O Marco Regulatório Cultural, a construção de mais patrimônios culturais em municípios situados além de Fortaleza, a importância dos Mestres da Cultura cearenses — conteúdos que permeiam o capítulo do Ceará da Cultura do Anuário — também foram assuntos abordados na conversa.


Episódio 12 - Ferruccio Feitosa

O titular da Secretaria da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, fala sobre a coordenação das 12 secretarias regionais de Fortaleza. A Seger é responsável pela reforma de equipamentos públicos, pela Operação Asfalto e Tapa Buraco, além da drenagem e da pavimentação em favelas.

De acordo com Ferruccio, 90% das ações da Prefeitura são executadas nas periferias.


Episódio 13 - De Assis Diniz

O líder do bloco governista na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), De Assis Diniz (PT), fala sobre o momento em que vive o PT na Alece e no Congresso e a agenda econômica do governo Elmano.

Ele, que já assumiu, no governo Camilo Santana, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), alertou sobre os impactos que o El Ninõ pode causar e os investimentos no setor agropecuário, lembrando que hoje o Ceará é o segundo maior produtor de leite do Nordeste.

De Assis é o terceiro mais influente da Casa, de acordo com a pesquisa de influência do Anuário do Ceará.


Episódio 14 - Élcio Batista

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB), conversa sobre a experiência como ex-presidente do Implanfor, hoje Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza).

Ele afirma que o projeto Fortaleza 2040 está vivo e destaca a estratégia de Fortaleza em buscar investimentos na área de economia criativa.


Episódio 15 - Romeu Aldigueri

O segundo deputado mais influente da Assembleia é o líder do governo Elmano, Romeu Aldigueri (PDT). Ele foi escolhido pelos seus pares na pesquisa de inflûencia do Anuário do Ceará.

Romeu já foi prefeito de Granja, cita o desenvolvimento turístico da região e projeções sobre o Parque Nacional de Jericoacoara para o crescimento econômico do Estado.


Episódio 16 - Alex Santiago

Os projetos do Fortaleza Esporte Clube (FEC), o faro do tricolor para procurar talentos do mercado sul-americano são tema da entrevista com o atual presidente do time, Alex Santiago. Ele destaca o papel do presidente e do CEO em uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF).


Episódio 17 - João Paulo Silva

O presidente do Ceará Sporting Club (CSC), João Paulo Silva, aponta porque o Ceará é um dos destaques do futebol cearense. Ele destaca a campanha do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro, o que o clube pensa sobre Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e o perfil de quem comanda um clube do tamanho do Ceará SC.


Episódio 18 - Wellington Oliveira

Na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, na categoria shopping center, a marca vencedora é Iguatemi Bosque. Ao todo, foram 17 conquistas. O superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira, aborda o negócio shopping center, as possibilidades de expansão desta atividade em Fortaleza e os desafios de tocar esta operação.

Segundo Wellington, o Iguatemi abrirá 40 lojas até dezembro de 2024, tendo o comércio, o pequeno varejo e o entretenimento como âncoras.


Episódio 19 - Custódio Almeida

O último episódio do Especial é com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida. Os 70 anos da UFC são tema do capítulo especial do Anuário do Ceará 2024-2025.

Custódio fala sobre o andamento das obras do Campus Iracema, a construção do hospital universitário com 15 andares, a agenda programada para os 70 anos e os desafios da universidade pública.


Canal da FDR na TV: 48.1 (sinal digital aberto); 23 (sinal fechado - Multiplay); NET 24 (SD) e 523 (HD); 138 (Brisanet)

Canal FDR na internet: fdr.org.br/canalfdr/