Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro, a Prefeitura de Fortaleza realizará uma série de ações que visa promover e refletir sobre a cidadania trans na cidade. A partir do dia 23 de janeiro, a programação envolverá poder público e movimentos sociais LGBT a fim de pautar a luta pelo fim da transfobia.
Com o tema “Uma cidade sem transfobia é um direito de todas (os)”, um seminário reunirá movimentos sociais, poder público, rede de proteção e academia para debater a promoção da cidadania de travestis e transexuais na atual conjuntura. O debate será precedido ainda pela exibição do documentário Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro, dirigido por Vagner de Almeida e Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), que narra a trajetória de vida da ativista e travesti cearense que se tornou pioneira no País não só por conquistar a Carteira Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, mas pela sua contribuição para a organização política de travestis e transexuais no país. Um ato-show com grandes nomes da arte transformista de Fortaleza encerrará a programação do seminário, que ocorrerá no Teatro Antonieta Noronha.
O Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, um serviço de proteção e defesa da população LGBT em situação de violência e outras violações de direito em razão da orientação sexual e/ou identidade de gênero da Prefeitura de Fortaleza, também integrará a programação com reuniões abertas do Grupo de Apoio e Convivência para Travestis e Transexuais, dia 26/1, além de uma edição especial do Grupo de Estudos LGBT, dia 30/1.
Uma das novidades preparadas para este ano será a realização do Dia T, uma tarde de prestação de serviços voltados para travestis e transexuais de Fortaleza, no dia 30 de janeiro.Dentre os serviços que a população poderá ter acesso de forma gratuita, já está confirmada a emissão de CPF com nome social, a realização de sessão de fotos em estúdio profissional, uma Mostra especial do Festival ForRainbow de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, sessões de massoterapia, testagem rápida para HIV, Hepatite e Sífilis, apresentação artística, dentre outros serviços.
O Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais faz parte do Calendário Oficial de Fortaleza, sendo instituído pela Lei Municipal nº 9.573/09. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Abaixo, as atividades previstas:
23 de janeiro
Reunião aberta do Grupo de Apoio e Convivência para Travestis e Transexuais
Local: Sala de Estudos do Departamento de Psicologia da UFC (Avenida da Universidade, 2762, 1º andar – Benfica)
Horário: 18h30min
29 de janeiro
Exibição do documentário Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro (Vagner de Almeida/Grupo de Resistência Asa Branca, 2009)
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 4, Centro)
Horário: 15horas
Seminário “Uma cidade sem transfobia é um direito de todas (os) ”
15h30min – Abertura
16h30min – Mesa redonda “Uma Fortaleza sem Transfobia é um Direitos de Todas as Pessoas: Proteção e Promoção da Cidadania de Travestis e Transexuais”.
18 horas – Ato-show com artistas transformistas
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 4, Centro)
30 de janeiro
Dia T – Tarde de Serviços Gratuitos para travestis e transexuais
Local: Pátio do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (Rua Pedro, I, nº 461 – Centro)
Horário: 13 horas às 16h30min
*Para saber sobre a documentação necessária para retirada de RG e CPF (com ou sem nome social), os (as) interessados podem entrar em contato o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (3452.2047)
Grupo de Estudos LGBT – Edição Especial Visibilidade Trans
Local: Sala de Estudos do Departamento de Psicologia da UFC (Avenida da Universidade, 2762, 1º andar – Benfica)
Horário: 18 horas
1º a 28 de fevereiro
Semana de sensibilização, conscientização e visibilidade positiva da população de Travestis e Transexuais nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino