O prefeito Roberto Cláudio inaugurou o novo Refeitório Social no Centro da Cidade para atender à população em situação de rua de Fortaleza.
O equipamento irá oferecer, a partir desta quarta-feira, 5, 400 refeições diárias na hora do almoço. O cardápio balanceado é desenvolvido por técnicos e nutricionista e segue a Política Municipal de Segurança Alimentar, promovendo acesso à alimentação adequada para pessoas em vulnerabilidade social.
O cardápio variado contém dois tipos de proteínas (carne, frango, peixe etc), acompanhamentos (arroz e feijão), guarnições (farofa, cuscuz e macarrão), salada crua ou cozida, sobremesa (fruta ou doce) e suco. Raimundo Nonato foi conhecer o novo serviço e almoçou com dignidade e segurança."Sentei, rezei e comi uma comida muito boa. Tinha até mamão e doce. Gostei do suco também. Já uso o serviço do Centro Pop e da Pousada Social e agora posso vir aqui também pra comer e ficar forte. Isso é uma benção", disse.
O Refeitório é uma politica da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e incrementa a rede de assistência social destinada à população em situação de rua de Fortaleza. As ações são destinadas exclusivamente às pessoas cadastradas pela Prefeitura nos abrigos, pousadas sociais, acolhimentos e Centro Pop.
Apesar de recém inaugurado, o espaço deve fechar parcerias com entidades sociais e instituições privadas para fornecer outras duas refeições diárias."Estamos providenciando o sopão para o jantar e conversando com as entidades sociais para oferecer o café da manhã e outros serviços aqui mesmo no Refeitório. Cadastramos 100 pessoas na Praça do Ferreira e o cadastro para ter acesso ao refeitório, pode ser feito nas duas unidades dos Centros Pops", destacou Elpídio Nogueira, titular da SDHDS.
Cadastro Único no Refeitório - O Refeitório Social também será mais um local para realização do Cadastro Único. Fortaleza já conta com 40 unidades destinadas a este serviço.Para fazer o Cadastro Único é necessário apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço (caso possua), comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos e carteira de trabalho. O atendimento é realizado por ordem de chegada.O Cadastro Único é importante para pessoas terem acesso aos programas sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de servir como parâmetro para melhorias de políticas públicas.
O Refeitório Social fica localizado na Rua Padre Mororó, 686, no Centro.