Prefeitura de Fortaleza e Bloomberg Philanthropies lançam nova campanha de segurança no trânsito

A iniciativa reforça o alerta para a importância do respeito a quem anda a pé - com ênfase nas faixas de pedestres - e aos limites de velocidade
19:24 | 03 de set de 2019 Autor: Joelma Leal

A Prefeitura de Fortaleza lança, com apoio da Bloomberg Philanthropies, a nova campanha educativa de segurança no trânsito. Intitulada “Respeite o pedestre, respeite os limites de velocidade”, a iniciativa reforça o alerta para a importância do respeito a quem anda a pé - com ênfase nas faixas de pedestres - e aos limites de velocidade.

O objetivo da campanha é levar mais informação à sociedade sobre os riscos de atropelamento, que ficam ainda mais graves com o desrespeito aos limites de velocidade. Apenas no ano passado, 226 pessoas morreram em decorrência de acidentes que poderiam ter sido evitados, e os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima no trânsito, representando um total de 39,8% do total de óbitos no mesmo período. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade deixa quem anda a pé em situação ainda mais vulnerável.

“Respeite o pedestre, respeite os limites de velocidade” é a quinta campanha desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza juntamente com a Bloomberg Philanthropies, que tem apoiado os esforços da administração municipal para reduzir o número de acidentes por meio de um programa de segurança viária, a "Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária".

Em 2015, a Capital cearense foi uma das dez cidades contempladas com o projeto e hoje conta com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.