O prefeito Roberto Cláudio apresentou o Plano de Contingência para o período chuvoso de 2019. O Plano busca prevenir e amenizar impactos ocasionados pelas chuvas no período de janeiro a junho na Capital.
“Este Comitê permite que tenhamos ações preventivas. Já realizamos atividades do tipo entre agosto e dezembro. Mas é preciso também que a gente coordene e integre as ações com todos os órgãos envolvidos a partir de janeiro, fazendo o possível para prevenir, com mais eficiência e em tempo hábil, as emergências provenientes das fortes chuvas e poder reagir a elas”, afirmou Roberto Cláudio.
Dentro das ações iniciadas no segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Fortaleza mobilizou secretarias e órgãos para promover a limpeza e desobstrução dos principais canais, riachos, lagoas, galerias e bocas de lobo do sistema de drenagem pluvial. Até agora, já foram limpos 58 recursos hídricos e 2.077 bocas de lobo, incluindo aquelas localizadas em ruas ou avenidas que historicamente alagam devido às grandes chuvas.
Na área da saúde, foram realizadas diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, além de diversas sensibilizações junto à população para que fortalezenses mantenham limpos vasos, garrafas e demais recipientes que possam acumular água e ajudar na proliferação de doenças como dengue e chikungunya.
Joana Maciel, secretária da Saúde, lembrou que para atender possíveis casos de arboviroses, os profissionais e equipamentos da pasta já estão preparados. “Todos os nossos profissionais passam por processo de educação continuada, no que tange o enfrentamento dessas doenças. Além disso, nós estruturamos, nos postos de saúde, 23 unidades de referência que tem um diferencial, chegando um paciente com necessidade de um exame mais rápido, ou medicação endovenosa, ele terá condição de fazer no próprio posto para que evitemos a sobrecarga de atendimento nas Upas e Hospitais”, completou.
O reforço no estoque de mantimentos, lonas cestas básicas colchões, rede e outros produtos de uso pessoal, também foi realizado, além da mobilização de maquinário e equipes que já estão preparados para a ocorrência de emergências.
As ações do Plano de Contingência têm como base a tendência de previsão de quadras chuvosas para os meses de fevereiro, março e abril de 2019, a serem confirmadas no prognóstico de chuvas a ser lançado dia 18 de janeiro. Meiry Sakamoto, Meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), lembrou que a parceria com Prefeitura possibiliza a diminuição e prevenção de danos ocasionados pelas fortes chuvas. “Essa é uma parceria que já existe há vários anos. Temos estreitado as relações para que as informações das previsões em específico para o município e Região Metropolitana de Fortaleza cheguem mais precisas e rápidas, permitindo tomada de ações”, declarou.
Fazem parte do grupo de trabalho para a quadra chuvosa de 2019 órgãos municipais como Defesa Civil, Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Infraestrutura, Urbanismo e Meio Ambiente, Saúde, além de parceiros como Funceme, Cagece e Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.