PNS 2019: Ceará tinha cerca de 949 mil pessoas com algum tipo de deficiência

Dentre as Grandes Regiões, o percentual de pessoas com deficiência na Região Nordeste foi de 9,9%
19:52 | 26 de ago de 2021 Autor: Anuário do Ceará

A partir da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, estimou-se em 949 mil o número de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência relacionada a pelo menos uma de suas funções, no Ceará. Esse número representava 10,6% da população de dois anos ou mais de idade.

Dentre as Grandes Regiões, o percentual de pessoas com deficiência na Região Nordeste foi de 9,9%; na Região Sudeste, 8,1%; na Região Sul, 8,0%; na Região Norte foi de 7,7%; e na Região Centro-Oeste foi de 7,1%. Na Região Nordeste, observou-se que todas as Unidades da Federação tiveram percentuais acima da média nacional. Destacou-se o Estado de Sergipe, onde 12,3% da população com 2 anos ou mais de idade eram pessoas com deficiência.

No Ceará, dentre as crianças de 2 a 9 anos de idade, 2,3% (cerca de 23 mil crianças) eram pessoas com deficiência vis-à-vis as pessoas com 60 anos ou mais de idade com deficiência, que representavam 31,1% (458 mil pessoas) da população relativa a essa faixa etária.

Ao redor dos 40 anos de idade, há um aumento significativo no percentual de pessoas com deficiência, indicando os primeiros indícios do processo de envelhecimento e consequentemente uma perda em suas funções visuais, auditivas, motoras e intelectuais. Comparando os dois grupos (população total e população com deficiência), verifica-se também uma predominância de pessoas mais jovens na população em geral, enquanto entre as pessoas com deficiência, predominam as pessoas mais velhas.


IBGE