“Conta Satélite do Turismo (PIB do Turismo)” é o tema que vai ser abordado na 10ª edição do Fórum Ceará em Debate Ipece/Seplag, que vai ser realizada na próxima terça-feira, 29, às 9h30min, no auditório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) - Edifício Seplag (térreo), Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba. O palestrante é Cláudio Monteiro Considera, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
O diretor geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, afirma que o turismo é uma das mais importantes atividades de geração de receita para o Ceará. Por isso, o setor vai ter um estudo próprio sobre a participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “Estamos finalizando os números. Será o primeiro estado com o PIB do turismo e seguindo a metodologia das Nações Unidas” - frisa, acrescentando que o Instituto estuda um cronograma de divulgações envolvendo outros levantamentos.
O Fórum - está emsua décima edição e é uma iniciativa do Ipece e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio do Governo do Estado. Tem como objetivo, de acordo com o diretor Geral do Instituto, professor Flávio Ataliba, ampliar, de forma democrática e transparente, o debate com a sociedade civil sobre temas relevantes do Estado. A primeira edição do Fórum Ceará em Debate foi em agosto de 2017, com a palestra do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, Francisco de Queiroz Maia Júnior, que falou sobre “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”.
O segundo encontro foi com Eudoro Walter de Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), secretário Executivo do Conselho da Cidade de Fortaleza e Coordenador do Pacto Por Um Ceará Sustentável. Já a terceira edição foi com Mauro Filho, titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/Ceará), que falou sobre“A crise do federalismo brasileiro e seu reflexo no Ceará”; o quarto foi com o professor Flavio Cunha, que proferiu palestra sobre o tema "A Economia do Desenvolvimento Humano na Infância e na Adolescência”.
A quinta foi com o ex-ministro Ciro Gomes e o professor Luiz Guilherme Schymura, presidente do IBRE/FGV. A sexta edição ocorreu em janeiro deste ano, e teve como tema "Avaliação dos Setores Dinâmicos da Economia Cearense a partir da Nova Matriz Insumo Produto do Ceará”, abordado por Roberto Luís Olinto Ramos, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A sétima edição foi com Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Ele abordou o tema “O problema da segurança pública no Brasil e seus reflexos nos estados”, em 20 de fevereiro.
A oitava edição teve como palestrantes Economista Cláudio Frischtak, consultor do Banco Mundial, e o professor Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), dia 7 de fevereiro. A nona edição ocorreu em 23 de março, com palestra de Ana Carla Abrão Costa é Doutora em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP – São Paulo).