Pesquisa mostra crescimento industrial no Ceará

Cinco dos 14 locais pesquisados tiveram aumento no ritmo de produção industrial
11:00 | 09 de jun de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

De acordo com dados da
Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará teve um crescimento de 0,6% na produção industrial no mês de abril deste ano.
Na média nacional, a indústria avançou 0,6% em abril ante março.

Cinco dos 14 locais pesquisados tiveram aumento no ritmo de produção industrial, com destaque para o avanço de 1,2% em Santa Catarina e que eliminou parte da perda de 4,0% registrada em março do ano passado. Ainda segundo a Pesquisa, Região Nordeste e Pernambuco também tiveram um crescimento de 0,6%, cada, e Minas Gerais, 0,5%. Já o Espírito Santo repetiu o patamar observado no mês anterior, continuando com 0,0%.

Amazonas (-1,9%), Rio de Janeiro (-1,9%), Paraná (-1,6%) e Goiás (-1,3%) apontaram os resultados negativos mais acentuados, com o primeiro local eliminando parte da expansão de 5,5% verificada em março último; o segundo interrompendo três meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou ganho de 4,0%; o terceiro marcando o segundo mês seguido de queda e acumulando, nesse período, redução de 4,5%; e o último revertendo quatro meses em sequência de taxas positivas, período em que avançou 13,0%.

As demais taxas negativas foram assinaladas por Rio Grande do Sul (-0,8%), Pará (-0,8%), Bahia (-0,7%) e São Paulo (-0,1%).

A Pesquisa, realizada pelo IBGE desde 1970, abrange os estados do Amazonas, Pará, Região Nordeste, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.