A Pague Menos concluiu nesta segunda-feira, dia 1º,a aquisição de 99,07% do capital social da rede Extrafarma.A transação estimada incialmente em R$ 700 milhõesfoi ajustada para R$ 737,75 milhões em razão de variações de capital de giro e posição da dívida líquida. Com a compra, a Pague Menos se torna a segunda maior rede de farmácias do País.
De acordo com o comunicado ao mercado feito pelas empresas, a primeira parcela, correspondente a 50% do montante total, foi paga hoje pela Pague Menos e as duas parcelas remanescentes serão desembolsadas pela Companhia em agosto de 2023 e agosto de 2024.
Com a aquisição, a cearense passaa teraproximadamente 1.600 lojas. O faturamento combinado das empresas será superior a R$ 10 bilhões ao ano.
De acordo com a companhia, aconclusão da transação dá início a um novo ciclo na história da Pague Menos, acelerando em três anos seu plano de expansão e consolidando sua liderança nas regiões Norte e Nordeste, com aproximadamente 21% de participação de mercado nas duas regiões combinadas, segundo dados da IQVIA, fortalecendo sua posição como a maior plataforma de serviços de saúde no varejo farmacêutico.
O acordo de compra da Extrafarma pela Pague Menos foi fechado em maio de 2021 e aprovado pelo Cade em junho de 2022, de forma condicionada à celebração de Acordo em Controle de Concentrações (“ACC”).
Pelo ACC, a Pague Menos se comprometeu a adotar medidas estruturais de modo a eliminar as potenciais preocupações concorrenciais apontadas pelo Cade, o que envolveu o desinvestimento de oito lojas da Extrafarma, que representam menos de 3% das lojas adquiridas por meio da Transação, dentre outras previsões do ACC.
Mais lembrada
A Pague Menos é, mais uma vez, a marca mais lembrada na categoria Farmácia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta nova edição, 2022-2023, a marca obteve 69,9% das menções (76,2% no levantamento anterior, 2021-2022).
A integração das operações das companhias, que mantem incialmente os dois CNPJs, está alicerçada em eficiência logística, convergência operacional, unificação organizacional e integração tecnológica, conforme comunicado da Pague Menos.
O sortimento das lojas da Extrafarma será ampliado e reforçado nas categorias foco. A Pague Menos também desenvolverá a marca própria da Extrafarma para aumentar a participação nas vendas.
"Para obter ganhos de logística, que está entre os pontos fortes do negócio, será feita a integração total das operações dos centros de distribuição e de rotas de abastecimento, com possibilidade de melhora no sortimento, redução de custos de transporte e maior eficiência tributária".
O plano prevê a convergência operacional com a uniformização e potencialização de melhoras das condições de compra (custo, prazo, gestão de processos de negócio entre outros). Haverá ainda a unificação das plataformas para operação do Clinic Farma, segmento Digital, bem como de convênios e parcerias, ampliando o universo de clientes beneficiados para as duas bandeiras.
O time de operações da Extrafarma permanecerá inalterado, sendo liderado pelo atual diretor de operações, Miguel Jarros, que passa a responder ao vice-presidente de operações da Pague Menos.
As demais diretorias corporativas serão absorvidas pela estrutura Pague Menos, que já reformou e ampliou seu escritório em São Paulo para receber o time da Extrafarma.
As duas bandeiras irão coexistir, mas todo backbone da Extrafarma será migrado para uma infraestrutura única de TI. Com previsão de implantação em 8 meses, a Pague Menos contará com o suporte de sistemas do Grupo Ultra até concluir a transição da base tecnológica.
A partir desta data, a Extrafarma torna-se uma controlada da Pague Menos e a consolidação contábil dos resultados deverá acontecer a partir do balanço do terceiro trimestre de 2022.