Pelo 11º ano consecutivo, O POVO é o jornal mais lembrado pelos cearenses, segundo mostra a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2016-2017.
Conforme o levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, de São Paulo, a marca obteve 58,9% das menções. Na edição passada, o jornal cearense atingiu marca histórica, com 61,6% das citações.
O Diário do Nordeste aparece em segundo lugar no ranking da pesquisa.
A marca Diário, uma possível referência ao Diário do Nordeste, ocupa o terceiro lugar, com 7% de recall. A marca Diário caiu de 14,7% para 7%.
Na classe AB, o jornal O POVO também se destaca. A marca é mencionada por 58,6% dos entrevistados, enquanto que o Diário do Nordeste conta com 24,5% do recall.
O percentual de consumidores que não souberam ou não lembraram foi de 8,9%, ante 3,4% em 2015-2016.
Também foram mencionados o jornal Folha de S.Paulo (1%) e o Jornal Nacional (0,7%), entre outros.
Para o diretor-adjunto da Redação do jornal O POVO, Erick Guimarães, o resultado da pesquisa não se dá ao acaso. “Essa lembrança tem muito a ver com a qualidade do que O POVO publica, com bom investimento no jornalismo. Também porque o cearense vê no O POVO um canal para atender as suas demandas cotidianas, com o qual ele se reconhece, se identifica”, frisa.
A diretora de marketing do Grupo de Comunicação O POVO, Valéria Xavier, acredita que a interação é fator preponderante para a fixação do jornal na memória dos leitores. “Embora seja um jornal de 88 anos, O POVO sempre foi inovador desde o seu início. Sempre estamos muito perto do leitor, por meio das redes sociais, conselho de leitores e da própria ombudsman”, pontua Valéria, que também vê nos eventos apoiados e promovidos com a marca O POVO uma forma de aproximação com o consumidor.
A diretora-executiva da Redação, Ana Naddaf, reitera a qualidade do produto e a credibilidade como diferenciais do O POVO, somados à sua “contínua tenacidade em inovar e reinventar-se sempre - para o jornalismo, para o mercado e, principalmente, para o leitor”.
Sobre a pesquisa - A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind é realizada nacionalmente pelo Datafolha desde 1991, e é solicitada por encomenda do Anuário desde 2002. Nesta edição, realizou 610 entrevistas em Fortaleza, entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2016. O levantamento avalia 33 segmentos, com margem de erro de 4 pontos percentuais. No recorte da classe AB, foram 172 entrevistados, com margem de erro de 8 pontos percentuais.
Texto: Lígia Costa/ O POVO