O grupo de Comunicação O POVO conquistou três prêmios em duas categorias do 18º European Newspaper Award, que aponta o melhor do design editorial em jornais no mundo e é um dos mais importantes concursos nesta área. O anúncio dos vencedores ocorreu na última terça-feira, 15, em Meerbusch, na Alemanha. Foram inscritos trabalhos de 191 periódicos de um total de 27 países.
O POVO venceu com a Primeira Página publicada na edição do dia 16 de dezembro de 2015, na categoria "Capa". A manchete especial falava sobre a Operação Lava Jato e trazia um redemoinho representando a força da operação, que atingia importantes políticos brasileiros. Já na categoria “Páginas sobre desastres naturais”, o Núcleo de Imagem do jornal foi premiado pelos cadernos especiais “A seca que matou os peixes”, publicado em 30 de agosto de 2016, e “À Espera de Francisco - A Peleja da Água”, de 2 de maio deste ano. Os materiais se debruçavam, com diferentes vieses, sobre as consequências da estiagem no Nordeste.
Em entrevista ao jornalista do O POVO, Lucas Mota, o editor executivo do Núcleo de Imagem, do O POVO, Gil Dicelli, destacou a qualidade da criação gráfica do jornal que ao longo dos anos tem colecionado prêmios, tanto pelos aspectos gráficos, quanto pelo conteúdo editorial.
“É um prêmio (European Newspaper Award) muito importante. É a primeira vez que estávamos concorrendo. Na parte gráfica, O POVO já tem cinco prêmios Esso, prêmio Society for News Design. E, para a gente, é mais um atestado da nossa qualidade”, destaca o editor executivo. Para ele, a premiação é ainda “um resultado que acontece graças ao empenho da redação”. “É um trabalho de equipe muito grande, de todos, um prêmio para o O POVO e para o Ceará”, completa.
Premiados
European Newspaper Award (Prêmio do Jornal Europeu, em tradução livre) é uma das mais tradicionais competições de design da Europa. Fundado e organizado pelo designer alemão Norbert Küpper, o prêmio é entregue anualmente desde 1999.
Além da competição internacional, o European Newspaper Award também entrega láureas exclusivas para jornais europeus. Nesta 18ª edição, quatro jornais foram selecionados por projetos gráficos e de design editorial.
Na categoria local, o escolhido foi o finlandês “Hufvudstadsbladet”, de Helsingfors. Entre os de circulação regional, melhor para “Het Parool”, de Amsterdam (Holanda). Na categoria nacional, o escolhido foi o dinamarquês “Politiken”, de Copenhagen, enquanto o melhor jornal internacional foi o “Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung”, de Frankfurt (Alemanha).