Museu da Fotografia reabre para visitação

A visitação, ocorre de terça a domingo, das 12 horas às 17 horas
20:04 | 22 de jun de 2021 Autor: Joelma Leal

O Museu da Fotografia Fortaleza está reaberto para visitação, de terça a domingo, das 12h às 17h, seguindo as diretrizes de reabertura definidas pelo Governo do Estado, que limita a capacidade de 50% (cinquenta por cento) nos equipamentos culturais.

Durante a visita ao local, é possível conhecer as exposições O Olhar Não Vê. O Olhar
Enxerga
. e
Não Danifique os Sinais, com curadoria de Diógenes Moura. As mostras são de longa duração, reunindo cerca de 370 obras, coloridas e em preto e branco, que
cruzam muitas décadas e períodos da história da fotografia. São experimentos, a forma como olhamos o outro, paisagens, retratos, o corpo, os limites entre cidade, existência e abandono.

O OLHAR NÃO VÊ. O OLHAR ENXERGA.
trata de humanidades, começando com retratos em plano fechado, retratos de época, depois passando por retratos em planos abertos, possui uma seleção de imagens de interior e exterior, passa pelo corpo, pela natureza do homem e pela natureza da terra, também por ensaios, arte e religiosidade, até chegar a experimentos mais modernistas, reunindo fotografias brasileiras e estrangeiras.

Em
NÃO DANIFIQUE OS SINAIS, poderá ser encontrada uma esfera mais política, mais agonizante socialmente, porque começa com o desastre em Mariana – MG, passa por conflitos do homem pelo homem trazendo, também, imagens de Serra Pelada, ensaios provocantes em relação ao país, desastres ecológicos, imigrantes, chegando à Ditadura e terminando no Cangaço, que precede uma epígrafe poética.