Medicamento para tratar AME começa a ser distribuído em novembro

O medicamento Nusinersen (Spinraza) começará a ser distribuído na semana que vem para as secretarias estaduais de Saúde
15:58 | 01 de nov de 2019 Autor: Anuário do Ceará

O medicamento Nusinersen (Spinraza), para o tratamento destinado a pacientes com atrofia muscular espinhal (AME), começará a ser distribuído na semana que vem para as secretarias estaduais de Saúde.
O medicamento chegou na última quarta-feira, 30/10, ao Brasil, vindo da Alemanha.

Para ter acesso ao Spinraza, os pais ou responsáveis pelo paciente com diagnóstico de AME tipo 1 devem ir até uma farmácia de alto custo, que encaminhará o paciente para atendimento em um Serviço de Referência apto a realizar o procedimento. Atualmente, existem 57 serviços de referência no País, como institutos e centros de excelência para doenças raras e hospitais universitários federais.

De acordo com o Ministério da Saúde, no caso do medicamento para os tipos 2 e 3 da doença, o paciente ou os responsáveis devem entrar em contato com a Ouvidoria do SUS, pelo telefone 136, a partir de segunda-feira, 4, e informar dados pessoais, cidade em que mora e prescrição médica para uso do Spinraza.

Após esse contato, o Ministério da Saúde vai mapear onde estão os pacientes com os dois tipos da doença para cadastramento. Posteriormente, o paciente será orientado pela pasta, por telefone, sobre qual Serviço de Referência deve procurar para o tratamento.

Doença

A AME é uma doença genética que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína considerada essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Sem ela, os neurônios morrem e as pessoas vão perdendo controle e força musculares, ficando incapacitados de se moverem, engolirem ou mesmo respirarem. O quadro é degenerativo e não há cura.


Com Agência Brasil