Mauc exibe três novas exposições e retoma versão compacta da mostra “Sempre Fomos Modernos”, com abertura neste sábado

As mostras terão início das 9 horas às 13 horas e são gratuitas, abertas a todos os públicos e seguem em cartaz até o dia 23 de setembro
14:49 | 18 de ago de 2022 Autor: Anuário do Ceará

O Museu de Arte (Mauc) da Universidade Federal do Ceará (UFC) abrirá, neste sábado, 20, três novas exposições temporárias e uma versão compacta de Sempre Fomos Modernos, que esteve em cartaz de maio a julho deste ano. As mostras terão início das 9 horas às 13 horas e são gratuitas, abertas a todos os públicos e seguem em cartaz até o dia 23 de setembro.

A exposição Sempre Fomos Modernos celebra o centenário da Semana de Arte Moderna, os 60 anos de fundação do Mauc e os centenários de nascimento dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira.

Unidos pelos fios conectores do movimento modernista, reconhecido na Semana de Arte Moderna de 1922, todos os artistas que integram a exposição apresentam obras que romperam com os padrões do tradicionalismo vigente em suas épocas. A versão completa da exposição foi vista por mais de duas mil pessoas e será reapresentada em versão compactada.

Já a mostra Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história, organizada pelo Memorial da UFC, lança destaque para cadeiras de diferentes períodos da Universidade, que apresentam vestígios das transformações ocorridas ao longo de mais de 67 anos de existência.

Serão expostos 30 exemplares de cadeiras pertencentes à UFC e itens documentais do acervo fotográfico do Memorial que fazem referência à história do mobiliário dentro da Universidade.

A exibição Nicia Bormann – Um olhar sobre a paisagem apresenta um panorama sobre a atuação da arquiteta, urbanista, paisagista e artista visual Nicia Bormann. A mostra visa expor o interesse da artista pela paisagem como um eixo delineador da sua atuação e convidar os espectadores a descobrir sua trajetória e de outras realizadoras.

Por sua vez, a exposição Oicos aponta o foco para a produção coletiva do Grupo Criativo Oicos, em diversas técnicas e suportes, gerando inusitadas conjunções e combinações de ideias e criatividade. São cerca de 60 trabalhos elaborados coletivamente ou em parcerias, nas técnicas de escultura, cerâmica, ourivesaria, bordado, gravura, fotografia, desenho, aquarela e pintura.


Com Portal da UFC