O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) e suas 37 varas do trabalho estão recebendo pedidos de audiências para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que ocorre de 27 a 31 de maio. A proposta é realizar um mutirão para proporcionar, por meio de solução amigável, maior celeridade ao encerramento de conflitos trabalhistas, buscando alcançar o maior número possível de acordos.
Para agendar as audiências de conciliação, advogados, trabalhadores e empregadores podem procurar o Centro de Conciliação do TRT-CE (Cejusc) por meio doe-mailcejusc@trt7.jus.br e pelos telefones (85) 3388 9424 ou 3388 9430. Pelositedo Tribunaltambém é possível realizar petições. Processos em qualquer fase podem entrar na pauta de audiências.
São previstos mais de 300 processos para o período. As audiências serão realizadas no ed. Des. Manoel Arízio de Castro, no Fórum Autran Nunes, Centro de Fortaleza.
Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os TRTs de todo o Brasil, a edição de 2019 da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista tem comoslogan“Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”. A temática da campanha de divulgação conta com numerais e símbolos de operações matemáticas que visam mostrar, de forma objetiva, os resultados positivos que a Semana da Conciliação Trabalhista tem alcançado desde 2015.
Este é o quinto ano do evento. Nas quatro primeiras edições, foram contabilizados mais de 700 mil atendimentos, cerca de 102 mil acordos consolidados e uma movimentação de recursos superior a R$ 2 bilhões.
O coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho e vice-presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, destaca as vantagens da conciliação. “A Justiça do Trabalho sempre teve em sua essência, desde a CLT de 1943, essa natureza mediadora. A solução amigável dos conflitos trabalhistas é a forma mais rápida, vantajosa e moderna para a solução dos litígios”, acredita.
Resultados -Na última edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, ocorrida entre 21 e 25 de maio de 2018, a Justiça do Trabalho do Ceará realizou mais de 600 acordos e arrecadou mais de R$ 10 milhões. Ao todo, foram atendidas 3.800 pessoas nos cinco dias do evento. Os bancos foram responsáveis pelo maior número de processos na pauta de audiências. Só a Caixa Econômica Federal tentou acordos em mais de 50 processos.