O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, realizou a Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios do Ceará (Prad/Ceará), trabalho inédito no Ceará. Com isso, o Estado terá um completo levantamento de informações socioeconômicas da população cearense, incluindo as das zonas urbana e rural e suas 14 regiões de planejamento.
O objetivo da Prad/Ceará é promover a elaboração de estudos, o cálculo e a análise de indicadores, subsidiando o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, a fim de promover o desenvolvimento sustentável do Estado.
Com os dados da Prad/Ceará será possível realizar o cálculo e o monitoramento de indicadores estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA), o que permitirá o acompanhamento da evolução dos índices por região de planejamento.
O resultado da pesquisa pode ser conferido na série (publicação) Prad Informe do Ipece, composta inicialmente por três publicações: a primeira trata de notas metodológicas; a segunda sobre o perfil demográfico do Ceará (as duas já disponibilizadas no sítio do Instituto) e a terceira aborda Insegurança Alimentar, que será publicada em breve.
A pesquisa
A Prad/Ceará realizou entrevistas em 14.937 domicílios, sendo 13.074 em área urbana e 1.863 em área rural, distribuídos em 88 municípios classificados segundo as regiões de planejamento. Foram coletados dados relacionados aos temas de demografia, infraestrutura domiciliar, segurança hídrica, saneamento básico, assistência social, segurança alimentar, educação, saúde, segurança pública, cultura, mercado de trabalho, pobreza, desigualdade de renda, entre outros.
Todos os detalhes sobre a metodologia da pesquisa podem ser consultados na edição nº 01 da série Prad Informe, novo produto institucional lançado pelo Ipece. Já a edição nº 02 aborda demografia e tem como objetivo analisar questões inerentes à população humana, tais como a sua evolução no tempo, a distribuição espacial, a composição por sexo e faixa etária e as suas características gerais, sendo muito importantes para o planejamento de políticas públicas.
Com Ipece