Inscrições abertas para Mostra Ceará Faz Ciência

Os projetos classificados em 1º, 2° e 3° lugares, mais a equipe feminina selecionada, irão participar da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada em outubro
21:53 | 23 de abr de 2021 Autor: Joelma Leal

Seguem abertas até a próxima sexta-feira, dia 30/4, as inscrições para a Mostra Ceará Faz Ciência, que vai movimentar estudantes e professores de escolas públicas e privadas em uma super competição estadual, neste ano totalmente virtual. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site
cearafazciencia.com.br.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o objetivo de popularizar o conhecimento científico entre crianças e jovens.

O concurso chega com uma novidade: a inclusão das etapas regionais, onde oito macrorregiões do Estado irão concorrer entre si. Região Metropolitana, Litoral Oeste, Sobral/Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Baturité, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri/Centro-Sul irão tentar a classificação para a grande Eliminatória Estadual.

Cada equipe poderá ser formada por até dois alunos e um professor orientador dos ensinos Fundamental II e Médio/Técnico/Profissionalizante. Os projetos deverão abordar, preferencialmente, a temática ”A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

Etapas de seleção

As avaliações ocorrerão em três etapas: Classificatória, com seleção de até 20 trabalhos de cada uma das oito macrorregiões; Eliminatória Regional, em que as equipes classificadas na primeira fase deverão enviar vídeos dos experimentos; e Eliminatória Estadual, na qual os projetos finalistas das regionais apresentarão um pitch em formato virtual com a demonstração do experimento ao vivo à Comissão de Avaliação, para escolha dos vencedores estaduais, além da indicação do melhor trabalho de equipe feminina.

A Comissão de Avaliação é formada por professores especialistas em Educação, Pesquisa e Metodologia Científica, que irão julgar os trabalhos utilizando critérios como oratória, inovação, visão empreendedora, uso de tecnologias inclusivas e relevância social.

Premiação

Todos os projetos selecionados receberão certificados de participação e os alunos finalistas ganharão óculos de realidade virtual. Os projetos classificados em 1º, 2° e 3° lugares, mais a equipe feminina selecionada, irão participar da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada em outubro.