Inscrições abertas para Edital dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará

O edital vai selecionar e titular até 12 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade
10:24 | 13 de jul de 2022 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Mestre Espedito Seleiro é reconhecido pelo trabalho desenvolvido com o couro na região do Cariri

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre as inscrições para o Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2022. O edital vai selecionar e titular até 12 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade como “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará.

As inscrições poderão ser físicas, com a documentação entregue em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, ou on-line, acessando a aba “Oportunidades” no site Mapa Cultural do Ceará (mapacultural.secult.ce.gov.br), até o dia 27 de agosto de 2022.

Para os fins deste Edital, ficam estipuladas as seguintes definições:

Pessoa natural:
Mestre(a) da cultura tradicional ou popular, pessoa que detém um conhecimento ancestral recebido do meio familiar e/ou de prática de convivência no grupo ancestral que manteve/mantém o saber/fazer; tem grande experiência e compreensão do mesmo com capacidade de transmitir estes conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção, difusão e preservação de uma expressão tradicional popular. Tem seu trabalho reconhecido pelos agentes da manifestação cultural que representa, pela comunidade onde vive, como também por outros setores culturais, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará;

Grupo:
Grupo de pessoas naturais, que detenham conhecimentos, valores, técnicas e habilidades necessárias para a produção e a preservação de referências da cultura tradicional ou popular do Estado do Ceará e que sejam capazes de dar continuidade, proteger e preservar por meio de difusão e transmissão entre gerações;

Coletividade:
Agrupamento de pessoas organizadas de modo associativo, cooperativo, colaborativo, com natureza ou finalidade cultural, podendo ter personalidade jurídica ou não, representativa de comunidades localizadas no Estado de Ceará cujas atividades articulem referências da cultura tradicional ou popular do Ceará por meio de espaços, ofícios/saberes, formas de expressão e celebrações de sua territorialidade e/ou identidade.

O processo seletivo será realizado por comissão de habilitação documental, composta por integrantes da Secult e Comissão Especial, formada por cinco membros que serão designados pelo secretário da Cultura. Serão impedidas de participar da Comissão Especial pessoas que, nos últimos cinco anos, tenham mantido relação jurídica com algum dos candidatos ou proponentes, bem como pessoas cuja atuação no processo de seleção seja configurada como conflito de interesse.

Confira a lista dos atuais mestres da cultura.

Para informações detalhadas do edital, acesse o site editais.cultura.ce.gov.br. As dúvidas técnicas relacionadas ao Mapa Cultural serão sanadas no horário comercial, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, através do link bit.ly/mapacultural-ceara-suporte. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará fica na Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza, CE. O telefone para contato é (85) 3101 6744.