A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre inscrições para o Edital de Apoio e Manutenção dos Grupos dos Ciclos Carnavalesco e Paixão de Cristo, com o objetivo de valorizar a produção artística do estado, garantindo o acesso continuado à tradição e a vida cultural cearense e contribuindo para a geração de renda e manutenção dos grupos, coletivos e companhias que exercem atividades culturais no Ceará ligadas ao patrimônio e à memória.
O edital vai selecionar 122 propostas para manutenção e fomento dos grupos dessa cultura tradicional popular. As inscrições são gratuitas e exclusivamente on-line pelo site Editais da Secult, até o dia 22 de março de 2022.
O aporte financeiro é de R$ 2,1 milhões, oriundos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), no programa 044 – Promoção do Acesso e Fomento à Produção e Difusão da Cultura Cearense. Dessa forma, o edital tem uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa e cultural, considerando o grau elevado de informalidade do setor e dos trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos em nosso Estado.
Serão contempladas propostas relacionadas aos ciclos de Carnaval, nas manifestações Escolas de Samba, Maracatus, Blocos, Cordões e Afoxés e Paixão de Cristo, nas manifestações Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo e Manifestação Tradicional Popular, além da categoria Culturas Camponesas. As propostas apresentadas deverão ser atividades formativas (oficinas, cursos, seminários, palestras, tutoriais, produção de documentários), aquisições e/ou manutenção de equipamentos, instrumentos, compra de figurinos e adereços, que possam contribuir com a construção, compartilhamento de conhecimentos e modos de fazer que beneficiem a geração de produtos, bens e serviços culturais que perpassam os mais variados estratos sociais.
Podem se inscrever pessoas físicas com idade igual ou maior de 18 (dezoito) anos, residentes e domiciliadas no Ceará há pelo menos dois anos. O proponente deverá ser organizador(a) ou produtor(a) com atuação de no mínimo três anos nas manifestações do Ciclo Carnavalesco ou de no mínimo três anos de atuação no ciclo da Paixão de Cristo. Além disso, no mínimo 50% do total de recursos previstos no edital devem ser destinados a propostas advindas do interior do estado, em conformidade com a lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura.