O primeiro teste de campo para o Censo Demográfico 2022 após o início da pandemia de Covid-19, no Ceará, começou dia 3 de novembro, com a Pesquisa Urbanística do Entorno, e vai até 22 de dezembro, no distrito de Ema, no município de Pindoretama.
O recenseamento de casa em casa terá início na próxima sexta-feira, 5, e se estende até dia 26 de novembro. Serão 20 técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diretamente envolvidos no serviço de coleta, sendo 10 deles atuando como recenseadores.
Ema é um dos cinco distritos do município de Pindoretama e foi criado oficialmente em 2005. Distante pouco mais de 50 km de Fortaleza, o distrito tinha mais de 700 domicílios e 2.602 moradores, segundo o Censo Demográfico de 2010.
O município de Pindoretama fica na região metropolitana de Fortaleza e possui fronteira com Horizonte, Aquiraz e Cascavel. Dados da prefeitura de Pindoretama indicam que mais da metade da população do município está vacinada com as duas doses da vacina.
No teste no distrito de Ema, serão empregadas abordagens alternativas e complementares de coleta de dados: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento do ano que vem.
A operação também servirá para testar os sistemas e equipamentos que serão utilizados na operação censitária, como os Dispositivos Móveis de Coleta-DMCs, (equipamentos semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos), visto que algumas especificações e funcionalidades ainda não foram avaliadas em campo.
O treinamento dos profissionais envolvidos no teste ocorreu ao longo do mês de outubro.
Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações.
Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, das 8 horas às 20 horas, todos os dias. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.