Hospital Geral Dr. César Cals realiza vasectomia no setor ambulatorial

Entre os critérios que devem ser considerados para a cirurgia está o tempo mínimo de 60 dias entre a primeira consulta e o procedimento
15:20 | 26 de fev de 2021 Autor: Joelma Leal

A vasectomia, intervenção de pouco mais de 30 minutos, é realizada no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). No
pós-cirúrgico da cirurgia o
paciente sai normalmente e já é liberado para casa, com recomendação de repouso. Mas, no dia seguinte, a rotina volta à normalidade.

O método contraceptivo masculino está ligado ao ambulatório de Planejamento Familiar e de Assistência à Saúde Masculina. O processo de contracepção masculina e feminina é regulamentado pela Lei Federal Nº 9.263, de 1996, que aponta os critérios que devem ser observados para a realização do procedimento, no caso da vasectomia. Devem ser considerados o tempo mínimo de 60 dias entre a primeira consulta e a cirurgia, a idade do paciente, de no mínimo 25 anos, e que o casal tenha dois filhos vivos, além do consentimento da esposa.

No HGCC, o paciente, encaminhado pela Central de Regulação do Estado, recebe atendimento da equipe multiprofissional, composta por assistente social, enfermeira, técnico de enfermagem, psicóloga e médicos. Ele passa por consulta inicial com o médico urologista; entrevista individual e em casal, com a psicóloga; e conversas com assistente social para documentação e autorização.

Serviço

Serviço Social Ambulatorial: (85) 3101 5408