O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), comemora, até este sábado, 27, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A programação é um evento tradicional do Hemoce em homenagem aos voluntários.
A expectativa é receber 2.500 doações em todo o Estado. Uma nova campanha para sensibilizar novos doadores foi lançada na Semana do Doador com o tema Cor Que Nos Une, desenvolvida voluntariamente pelo Instituto Pró-Hemoce. A iniciativa ocorre em meio à celebração de 38 anos do equipamento.
Como parte da programação, em Fortaleza, os voluntários estão sendo recebidos com apresentações musicais, artísticas e circenses, teatro de fantoches, demonstrações de produtos de marcas parceiras, lanches especiais, avaliação nutricional, entregas de mimos e sorteios de brindes.
Já no hemocentros regionais de Sobral, Iguatu, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte, os doadores contam com música ao vivo, apresentações artísticas, serviços de manicure, maquiagem e corte de cabelo, pedalada, blitz de sensibilização e doação de mudas de plantas, além de exposição de fotografias, sarau, recital de poesia, rodas de conversa, avaliação nutricional, contação de histórias, apresentação de teatro, sorteios de brindes, entrega de mimos e lanches especiais.
Dia Nacional do Doador de Sangue
Nessa quinta-feira, 25, o Hemoce comemorou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data também foi marcada pela solenidade de premiação dos doadores e parceiros homenageados.
A comemoração reconhece os voluntários que se destacaram no número de doações e pela regularidade no gesto solidário. Ao todo, oito doadores foram homenageados nas categorias: Doador RH negativo; Doador de Plaquetas; Doador do Posto de Coleta do IJF; Doador do Posto de Coleta da Praça das Flores; Jovem Doador; Doador da Melhor Idade; Doador Sangue Raro (2).
Hemoce – 38 anos de atendimento à população
Na última terça-feira, 23, o Hemoce comemorou 38 anos de atendimento à população. Com a solidariedade do povo cearense, o hemocentro atende à demanda transfusional de mais de 480 unidades de saúde e 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. No Ceará, o equipamento é responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea e é referência no atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias.