Fortaleza vai ganhar um Centro de Qualificação em Design de Móveis, destinado para jovens moradores de comunidades vulneráveis, resultado da parceria entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e a empresa EP Queiroz.
A escola será localizada no bairro Bom Jardim e seguirá o modelo de parceria da Escola de Gastronomia Social que opera no Vicente Pinzon. “A empresa privada vai construir uma escola, e vamos gerir, o Governo do Ceará, através da Secult, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, através do Iplanfor, assim como é hoje a Escola de Gastronomia. Esse projeto é mais uma forma de exemplo de parceria público-privada de sucesso, que vai mudar muito as oportunidades da comunidade do Bom Jardim, e que pode se tornar uma referência na área”, ressaltou o governador, enaltecendo a iniciativa do vice-prefeito, Élcio Batista, que idealizou o projeto.
O Protocolo de Intenções assinado entre as partes envolvidas estabelece as responsabilidades de cada um dos envolvidos no processo, para o prazo de até 180 dias, que vão desde a construção, monitoramento, até a gestão do empreendimento.
O Centro de Qualificação em Design de Móveis será construído na Regional V e vai atender, prioritariamente, a pessoas de 15 a 29 anos, que moram nos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Bonsucesso. O Centro vai promover a qualificação profissional de jovens na área de movelaria, com a realização de cursos de curta, média e longa duração, dinâmicas socializadoras, valorização da economia criativa e social, aprendizado cultural e civilidade dos costumes.
O projeto contempla: salas de aula de corte, montagem e acabamento; auditório; biblioteca; sala de estudo; laboratório de informática; laboratório de prototipação e maquete; salas de design; lanchonete, dentre outras instalações.
O Centro de Qualificação em Design de Móveis faz parte de uma rede de escolas criativas que vêm sendo construídas na capital cearense com o propósito de desenvolver habilidades e capacidades nas mais diversas áreas de formação. Inaugurada em 2018, a Escola de Gastronomia Social Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, foi o primeiro centro de formação da rede e oferece cursos básicos e profissionalizantes em gastronomia social, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social.