FDR, Uane e CMF realizam projeto Infância Protegida

O lançamento será quinta-feira, 10, às 9h30min, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza
18:26 | 07 de out de 2019 Autor: Joelma Leal

A solenidade de lançamento do curso
“Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente” será das 9h30min, do dia 10 de outubro,
dois
dias antes do Dia das Crianças. O encontro será
no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, com presença de parlamentares da Região Metropolitana de Fortaleza, gestores públicos, sociedade civil organizada e integrantes de entidades que trabalhem no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e acolhimento das vítimas.

Capacitar professores, líderes comunitários e profissionais da saúde a atuarem como agentes de prevenção e enfrentamento das diferentes formas de violência
sexual
cometidas contra crianças e adolescentes. Essa é a proposta central do curso “Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente”, lançado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), Universidade Aberta do Nordeste (Uane) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), a ser realizado de outubro de 2019 a janeiro de 2020.

“A proteção da vítima e a responsabilização do agressor”, “O papel da família, da sociedade e do Estado na prevenção da violência sexual” e “Fluxo de proteção e responsabilização dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes” são alguns dos temas a serem trabalhados no decorrer do curso.
As inscrições podem ser efetuadas, gratuitamente, por meio da página
fdr.org.br/uane
e os cursistas, que obtiverem nota mínima exigida, serão certificados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A ideia é que os conteúdos sejam propagados para todo o Estado e que a iniciativa fortaleça a
campanha nacional de promoção de uma cultura de não-violência, de paz e de respeito aos direitos humanos.

O curso de extensão - com 140 horas/aula - será desenvolvido na modalidade Ensino a Distância (EAD), e é composto por:

- 12 fascículos impressos encartados no O POVO, durante as segundas-feiras, de 21 de outubro a 6 de janeiro;

- 12 videoaulas de 15 minutos, cada, a serem exibidas na TV O POVO às terças-feiras, de 22 de outubro a 7 de janeiro,
às 19 horas, com reprise todas as
quintas-feiras no mesmo horário;

-12 radioaulas de uma hora de duração, cada, veiculadas aos sábados, na rádio O POVO CBN AM 1010, de 26 de outubro a 11 de janeiro, das 9 horas às 10 horas;

- Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que vai agregar todo o conteúdo listado acima para facilitar o acesso do aluno ao material no horário mais conveniente.

- Quatro encontros presenciais de seis horas, cada, a serem realizados em Fortaleza (locais em definição), nos dia 8, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro;

- Revista a ser lançada em janeiro, reunindo todas as ações
desenvolvidas, por meio de participação dos principais atores e temas discutidos, além das conclusões e resultados alcançados.

Os instrumentos acima serão essenciais para que os cursistas possam compreender e se inteirar da temática, contribuindo – de forma efetiva e qualificada – no combate aos crimes de exploração e abuso sexual que afetam milhares de crianças e adolescentes em todo o País.