Capacitar o educador para assumir o compromisso de incluir, de forma pedagógica, os alunos nas aulas de Educação Física. Esse é um dos objetivos do curso “Inclusão social através do esporte”, oferecido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR).Com uma carga de 140 horas/aula, na modalidade Educação a Distância (EaD), é composto por 12 módulos (fascículos, videoaulas e podcasts) e visa contribuir para a formação dos profissionais.
Além de professores e estudantes de Educação Física, formam o público-alvo demais profissionais da educação, gestores públicos e os interessados em geral sobre o tema. Ao fim do curso, o participante que obtiver a média exigida receberá um certificado emitido pela FDR.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site:cursos.fdr.org.br
Os alunos matriculados também ganharão uma assinatura de três meses doO POVO+,plataforma multistreaming de jornalismo e cultura doO POVO.
Os fascículos serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso.Ricardo Catunda, educador físico, professor e doutor em Ciências da Educação, é o coordenador de conteúdo. O projeto é uma realização da Universidade Aberta do Nordeste/Fundação Demócrito Rocha (Uane/FDR).
SERVIÇO
“Inclusão social através do esporte”
Curso livre com 140 horas/aula
Valor: R$ 69,90
Mais informações e inscrição:cursos.fdr.org.br
Conteúdo Programático do curso “Inclusão social através do esporte”
Módulo 1 – Princípios da Prática Esportiva Inclusiva
Autor: Ricardo Catunda
Módulo 2 – Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil
Autor: Wellington Gomes Feitosa
Módulo 3 – O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte
Autores: Carla Samya Nogueira Falcão e David Xavier dos Santos
Módulo 4 – Atividade física versus esportes de alto rendimento: aplicabilidade para pessoas com deficiência
Autores: Adriano César Carneiro Loureiro e Daniel Nogueira Godinho
Módulo 5 – Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social
Autor: Mário Antônio de Moura Simim
Módulo 6 – Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física
Autores: Ana Luisa Batista Santos, José Jander Teixeira de Oliveira e Matheus Pontes Lopes
Módulo 7 – Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas
Autores: José Airton de Freitas Pontes Júnior e Lívia Marques Quixadá
Módulo 8 – Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade
Autores: Helvio Feliciano Moreira e Regina Helena Tahim Souza Neiva
Módulo 9 – Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência
Autores: Ruth da Silva Lima, Ana Lúcia Silva Farias, Anaxágoras Maia Girão e Izabeli Sales Matos
Módulo 10 – Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte
Autores: Celina Sousa Gontijo e Bernardo Luiz Brahim Cortez
Módulo 11 – Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva
Autor: Felipe J. Aidar
Módulo 12 – Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo
Autor: Felipe Nogueira Catunda