A estudante Tereza Margarida Xavier de Melo Lopes, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é a autora principal do artigo que conquistou o primeiro lugar do Prêmio Jovem Pesquisador, na categoria Graduação, do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).
O evento ocorreu de 21 a 26 de novembro, em Belo Horizonte (MG), e o prêmio foi concedido na noite da última quarta-feira, 24. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o SBRH é o principal congresso acadêmico da área, tendo reunido pesquisadores de todo o País.
O artigo "Modelagem dinâmica espacial aplicada à previsão da demanda hídrica", disponível gratuitamente para leitura on-line nos anais do simpósio, abordou o consumo de água de Fortaleza estimado para o ano de 2040 em diferentes territórios da cidade a partir de variáveis socioeconômicas, como renda, idade e nível educacional.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Expansão da Matriz Hídrica de Fortaleza, uma parceria da UFC com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), por meio de um convênio técnico com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O estudo teve a colaboração da Profª Iana Rufino, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Além de Tereza, integram a equipe e assinam o artigo premiado as pesquisadoras Laís Marques de Oliveira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Brenda Arielly Mendonça Rodrigues, mestranda do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Transportes da UFC; Taís Maria Nunes Carvalho e Renata Locarno Frota, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) da UFC.
A pesquisa teve orientação da Profª Samiria Maria Oliveira da Silva, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da UFC.
Como autora principal, Tereza Melo apresentou o trabalho no congresso e representou as demais colegas na cerimônia de premiação. A equipe vencedora participa do Grupo de Gerenciamento do Risco Climático e da Segurança Hídrica (GRC), vinculado ao DEHA/UFC. Egressa do Curso de Engenharia Civil, Tereza é oriunda da escola pública, tendo concluído o ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Juarez Távora.