Escritor cearense Raymundo Netto é finalista do prêmio com livro de crônicas

Com coletânea de textos publicados no Vida & Arte, caderno do O POVO, o escritor concorre ao mais importante prêmio literário do Brasil
15:22 | 24 de out de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
O cearense Raymundo Netto é finalista com livro de crônicas.

Os textos do escritor cearense Raymundo Netto - publicados nas páginas do caderno Vida&Arte, do jornal O POVO - foram reunidos, em abril de 2015, no livro Crônicas Absurdas de Segunda, e agora concorre ao Prêmio Jabuti, na categoria Contos e Crônicas.

A lista de finalistas foi divulgada na noite da última sexta-feira, 21. Raymundo concorre com nomes como Luís Fernando Veríssimo, Rubem Fonseca e Luiz Eduardo Soares. O Prêmio Jabuti 2016 tem 27 categorias - que vão da poesia e do juvenil ao projeto gráfico e ao romance. Criado em 1958, é o principal prêmio da literatura brasileira.


Em Crônicas Absurdas de Segunda, Raymundo Netto encontra nomes como Airton Monte, José de Alencar e Rachel de Queiroz. Segundo ele, para a composição dos textos foi necessário estudar os trejeitos e a voz de cada personagem. “Eu criava uma situação ficcional onde encontrava a pessoa. Converso com José de Alencar no ônibus Antônio Bezerra/Messejana, por exemplo”, afirma o escritor em entrevista à jornalista Isabel Costa, do O POVO.

O trabalho de intertextualidade deu origem ao bloco de textos que agora é finalista na 58º edição do prêmio, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Antes de escrever nas páginas do Vida & Arte, Raymundo havia publicado Um conto no passado: cadeiras na calçada (2005), romance com fortes características de memória

Atualmente, Raymundo Netto continua publicando textos no Vida & Arte. Aos sábados, ele divide o espaço da coluna com Tarcísio Matos e Pedro Salgueiro.


A obra Crônicas Absurdas de Segunda marca os dez anos de Raymundo Netto como escritor e acaba de ter a edição esgotada. A publicação concorre com outros nove livros na categoria Contos e Crônicas e ainda disputa o prêmio “Livro do Ano Ficção”, que engloba os primeiros lugares das categorias Adaptação, Conto e Crônica, Infantil, Juvenil Poesia e Romance. Os vencedores do Prêmio Jabuti serão anunciados em cerimônia no dia 24 de novembro, em São Paulo.

Leia as crônicas de Raymundo Netto em www.opovo.com.br/colunas/raymundonetto