O documentário cearense “Tereza e Bruno” será lançado oficialmente em Fortaleza no dia 15 de novembro. A exibição será no Cineteatro São Luiz, com entrada gratuita.
A apresentação ao público ocorrerá após o filme compor o Pupila Film Festival, ocorrido em Olinda (PE) de 20 a 25 de outubro. A obra também foi selecionada para o Brazil New Visions Film Fest, que aconteceu em Camaragibe (PE). A produção acumula três festivais e um prêmio antes mesmo do lançamento oficial.
Dirigido e roteirizado pela cineasta Rosane Gurgel, o documentário retrata a vida de Tereza de Castro Brito, de 94 anos, que desde 2017 convive com sequelas insuperáveis de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e recebe os cuidados do filho, o jornalista Bruno de Castro.
A inversão de papéis ocasionada pela velhice e pela nova condição da mulher virou o livro “E, no princípio, ela veio: crônicas de memória e amor”, escrito por Bruno. A história também já foi retratada em bordado, charge, pintura e adaptação para teatro antes de chegar ao cinema.
Para ganhar agora a telona, o filme foi gravado na casa de Tereza, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza, em novembro de 2020, quando a cidade atravessava o entrepico de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) e os casos estavam em baixa.
Foram dois dias de gravação. Dezoito horas de filmagem, ao todo, com tudo isso tendo que ser condensado nos 19 minutos de um documentário cuja trilha sonora, reconhecida como a melhor do OFF Pocket, precisou ser composta do zero.O trabalho é assinado pelo produtor musical Jean Nands.
No OFF Pocket, o documentário cearense foi indicado a outras três importantes categorias: Melhor Média-Metragem Nacional, Melhor Roteiro em Média-Metragem e Melhor Direção em Média-Metragem.
Bruno está no começo da vida; Tereza, no final. Mãe e filho são um afeto que transcende o tempo e reclina o silêncio. Devoção aos detalhes, às memórias. Confissões e dor. São cuidado e carinho sem pressa. Ela o gestou nos afetos e na vida quando ele era garotinho. Hoje, adulto, ele acolhe o fim da vida de quem o ensinou a andar. Juntos, eles caminham no amor.
Direção e roteiro: Rosane Gurgel
Fotografia, edição e montagem: Helton Vilar
Produção: Rosane Gurgel e Danielle Falcão
Som: Fábio Xavier
Trilha sonora original: Jean Nands
Produtora: Comunik Filmes