O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, inicia nesta sexta-feira, 10, o cronograma de atividades para intensificar a importância de prevenir, tratar e cuidar do diabetes. A data do Dia Mundial de Diabetes é 14 de novembro.
A abertura da programação será às 7 horas, com o mutirão do olho, para mapeamento e rastreamento de doenças oculares nas pessoas portadoras de diabetes. Serão distribuídas 400 senhas para atendimento ao público.
O mutirão do olho será realizado em parceria com o Centro Avançado de Retina e Catarata e a Escola Cearense de Oftalmologia, com apoio da Sociedade Cearense de Oftalmologia e Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia.
A educação é um dos fatores mais importantes para o controle da doença, por isso, a equipe multidisciplinar do CIDH também realizará ações voltadas para o ensino, através da Universidade do Diabetes, na segunda-feira, 13. Os pacientes do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão receberão orientações sobre os cuidados em diversas áreas, como membros inferiores, saúde bucal, alimentação, insulinização e o autocuidado. A dinâmica ocorrerá das 8 horas às 12 horas, no auditório do CIDH.
Programação
A programação terá também apresentação da peça “E se fosse comigo?”, que aborda diversas situações da pessoa com diabetes. Serão duas sessões no dia 22 de novembro, uma às 9 horas e outra às 15 horas. A companhia de teatro é do grupo farmacêutico Astrazeneca, de São Paulo.
A doença
O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Vários fatores ambientais podem ser os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.
O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos. É preciso manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem-estar dos pacientes, a prevenção da doença também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 tem o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário.
Referência
O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão é referência no atendimento a pessoas com diabetes e hipertensão arterial. Atualmente acompanha 29.111 pessoas que tem uma ou as duas patologias. Para a primeira consulta no CIDH, o paciente é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Os pacientes também são atendidos na atenção primária, visto que a consulta no CIDH é complementar ao tratamento na atenção primária em saúde. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 7 horas às 17 horas.
Serviço
Programação EspecialDia Mundial de Diabetes
Dias: sexta-feira, 10, às 7 horas, noCentro Integrado de Diabetes e Hipertensão - CIDH (Rua Silva Paulet, 2406 - Dionísio Torres)
esegunda-feira, 13, a partir das 8 horas, no auditório doCIDH
Apresentação da peça "E se fosse comigo?" em duas sessões
Quando: dia 22 de novembro, às 9 horas e às 15 horas
Onde:Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão - CIDH (Rua Silva Paulet, 2406 - Dionísio Torres)