Desemprego cai no trimestre, mas ainda há 12,7 milhões de desocupados

A pesquisa considera desempregada a pessoa que está sem trabalho, mas que tenha procurado emprego no período de até 30 dias antes da apuração
16:11 | 28 de set de 2018 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), relativa ao trimestre de junho a agosto deste ano, indicou que o
Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desocupadas.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 28, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação, que mostra o índice de desemprego no País, no período foi de 12,1%. Esta indica uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior: 12,7%.

A PNAD Contínua
considera desempregada a pessoa que está sem trabalho, mas que tenha procurado emprego no período de até 30 dias antes da pesquisa.

O contingente da população ativa desalentada (4,8 milhões) no trimestre de junho a agosto de 2018 subiu em relação ao trimestre anterior (4,720 milhões). Em relação ao mesmo trimestre de 2017 (4,2 milhões), houve alta (3,9%).

São consideradas desalentadas pessoas com idade acima de 14 anos que não conseguiram emprego por não ter experiência, porque são jovens ou idosas demais para o cargo ou ficam fora da localidade.


Com informações Agência Brasil