Deputado estadual professor Teodoro morre aos 76 anos

O parlamentar estava internado no Hospital Monte Klinikum desde 7 de agosto, por conta de uma pneumonia
12:10 | 18 de ago de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna

O deputado estadual José Teodoro Soares, o professor Teodoro (PSD), morreu na manhã do dia 18 de agosto, após falência múltipla dos órgãos.  O parlamentar estava internado no Hospital Monte Klinikum desde 7 de agosto, por conta de uma pneumonia. O velório ocorre na Assembleia Legislativa do Ceará e em seguida na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.


Ele fazia parte do grupo político dos Ferreira Gomes e, atualmente, atuava como primeiro suplente da base. O parlamentar havia deixado o PSDB e foi para o PSD em 2011. Esteve na suplência do deputado Osmar Baquit (PSD), que saiu do parlamento ao ser convidado pelo governador Camilo Santana (PT) para ser secretário da Pesca na gestão. Ficou na suplência, também nas eleições de 2010, assumindo a vaga com a saída de Gony Arruda para a Secretaria do Esporte, mas foi efetivado no cargo em 2013 com a renúncia de Moésio Loiola (PSD), que assumiu a Prefeitura de Campos Sales. Ainda no fim do regime militar, foi subchefe de gabinete do Ministério da Educação. Atuou também como secretário-adjunto do Ministério da Educação (MEC), durante a gestão de três ministros, além de ter sido assessor do Projeto Rondon, que envolve estudantes universitários em projetos educacionais.


Professor Teodoro lecionou na Universidade Federal d Ceará (UFC) e na Universidade Estadual do Ceará (Uece) nas áreas de Ciência Política e Sociologia. Ganhou notoriedade como reitor da Urca e da UVA, onde permaneceu por 16 anos no cargo.  Atualmente, era presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Como parlamentar, apresentou temas, prioritariamente, relacionados à educação, à política e à religiosidade.