O Corredor Cultural Benfica, evento de ocupação artístico cultural do bairro universitário de Fortaleza, une-se ao Festival Internacional de Videomapping (A.Front) em uma programação especial neste domingo, 20, às 20 horas.
Encerrando a programação do festival de intervenção audiovisual, que ocorre de 16 a 18 deste mês, a iniciativa propõe uma sessão especial de videomapping – projeção audiovisual experimental na qual espaços arquitetônicos se tornam elementos narrativos – no cruzamento das Avenidas 13 de Maio e da Universidade, no coração do bairro.
As projeções, um oferecimento da multinacional japonesa Epson, serão feitas pelo VJ Vitor Grilo e ocorrerão na fachada da Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC), prédio que desde 1962 abriga cursos e atividades locais sobre idioma e cultura germânicos.
Enquanto o videomapping acontece, também se apresentará no local o Maracatu Solar, associação cultural com sede no Benfica que desenvolve diversas atividades artísticas para valorizar e difundir o universo do maracatu, uma das identidades e patrimônios da cultura cearense e de sua herança afro-brasileira.
O grupo percussivo assina canções icônicas como “Noite Azul” e “Maculelê” e é presença constante na programação oficial do Carnaval de Fortaleza. Como a edição virtual do Corredor Cultural Benfica, realizada no último sábado, as apresentações serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.
SOBRE O A.FRONT – Fazendo um jogo com os termos em inglês “a front” (uma fachada) e “afronte” (em português), o A.Front – Festival Internacional de Videomapping se propõe a difundir a técnica do videomapping como uma potente forma de fazer audiovisual, em interação com a arquitetura histórica. Realizado pela primeira vez em Fortaleza, o evento reúne VJs como Vitor Grilo (CE), Malaki (PE/Peru), VJ Grazzi (DF) e coletivos como United VJs e Darklight Studio. Os locais escolhidos para as intervenções foram dois símbolos do patrimônio da cidade, o Theatro José de Alencar e a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
O Corredor Cultural Benfica é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura; da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística e da Maestria Comunicação e Eventos. Tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor); do Instituto Iracema, do Centro Cultural Belchior e da Epson. Também são parceiros do evento a TV Ceará, o Canal FDR e a UFCTV. Agradecimentos: Enel.
Serviço
Corredor Cultural Benfica – Edição especial com festival A.Front
Quando: 20 de dezembro, domingo, às 20 horas
Onde: Canal do CCB no YouTube
Mais informações: http://instagram.com/corredorculturalbenfica