Três filmes que olham para o mundo a partir da perspectiva infantil estão na programação do Cine Ar Livre, que começa neste sábado, 30, no Parque do Cocó. Os curtas Josué e o Pé de MacaxeiraeLuize o longaTurma da Mônica – Laços, serão exibidos.
Os três filmes que estão na programação, e serão exibidos gratuitamente, compartilham um olhar encantado para o mundo a partir de perspectivas infantis e percorrem trajetórias diferentes, propiciando experiências e emoções também distintas.
O primeiro deles é o premiado curta-metragemJosué e o Pé de Macaxeira. A animação dirigida por Diogo Viegas faz uma leitura regional para o conto de fadas clássicoJoão e o Pé de Feijão. Ao trocar seu burro por uma "macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.
A adaptação foi tão bem sucedida que acumulou prêmios em alguns dos mais importantes festivais de cinema, como os de Melhor Curta pelo Júri Popular nos Festivais de Gramado e Vitória; Melhor Animação Brasileira, também pelo Júri Popular, no Anima Mundi; Prêmio Brasil de Cinema Infantil e Melhor animação no Festival Internacional de Cinema Infantil, além do Children Choice Silver Award no Sapporo Short Fest, no Japão, entre outros.
O segundo curta da noite vem de São Paulo. É a ficçãoLuiz, de Alexandre Estevanato. Também com bela carreira no circuito de festivais nacionais, o curta traz no elenco a atriz Nicette Bruno e convida os espectadores a se aventurar numa jornada na companhia do protagonista e de seu amigo imaginário.
Falar mais da trama seria antecipar reviravoltas importantes. Mas é possível assegurar que há uma bela mensagem no filme, tanto sobre a importância do resgate da infância e suas experiências, como sobre lidar com perdas.
E o longa que fecha a noite dispensa apresentações.A Turma da Mônica – Laços, dirigido por Daniel Rezende, é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro deste ano, ultrapassando a marca de dois milhões de espectadores e R$ 29 milhões de arrecadação em bilheteria.
O filme, que levou para a tela grande os inesquecíveis personagens criados por Maurício de Souza, estreou em junho de 2019 e fez tanto sucesso que uma continuação está planejada para ser lançada no próximo ano.
A novidade desta exibição é a inclusão de acessibilidade, com a Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Além de apresentar as falas contidas no produto audiovisual, ela exibe informações adicionais como indicação da personagem falante e efeitos sonoros, que geralmente acontece entre colchetes.
O longa que será projetado no Parque do Cocó começa com o desaparecimento de Floquinho, o cachorro do Cebolinha. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
Durante as sessões, os espectadores têm à disposição pufes e espreguiçadeiras. Um lanche com pipoca e cachorro quente também será servido. A sessão começa às 18 horas e o acesso é gratuito.
O projeto “Cine ao Ar Livre” é uma produção da Act2up e Lagarta Azul, com patrocínio do Hapvida e Democrata,com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Mercadinho São Luiz e Catatau Aço.
A programação segue até 21 de dezembro com apresentações nos Cucas Jangurussu, Barra e Mondubim, a Areninha Pirambu, a Lagoa de Messejana, a Praça do HapVida, no Meireles, o Cocó e a Praia de Iracema.
Para acompanhar a programação completa, pode ser no Instagram: @cinearlivre.
No Facebook: facebook.com/cinearlivre/
Ou pelo link: bit.ly/35vRqzc
Datas
30/11 –Cocó
6 e 7/12 –Cuca Barra
12 e 13/12 –Cuca Mondubim
14 e 15/12 –Areninha Pirambu
20 e 21/12 –Calçada da Praia do Lido