Ceará melhora índice de alfabetização

Dos 184 municípios cearenses 180 estão com resultados desejáveis em relação a níveis de alfabetização e apenas quatro estão um grau a menos, no patamar “suficiente”
20:09 | 12 de dez de 2016 Autor: Joelma Leal

Dos 184 municípios cearenses 180 estão com resultados desejáveis em relação a níveis de alfabetização e apenas quatro estão um grau a menos, no patamar “suficiente”.


Os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) 2015 foram apresentados pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar.


“É uma grande vitória. Em 2007, os resultados do Ceará estavam bem insuficientes na escala de aprendizagem”, comemorou o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE), José Marques Aurélio de Souza, durante solenidade na sede da Seduc.


O secretário Idilvan Alencar também celebrou os números e ressaltou a importância do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e dos derivados dele: o Paic +5 e o Mais Paic. “Não podemos descansar em relação ao 2º ano (alfabetização). Pelo contrário, se chegar num patamar de excelência é difícil, mais ainda é manter”, disse em entrevista à jornalista do O POVO, Luana Severo.


O relatório divulgado também mostrou o desempenho dos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental da rede pública de ensino. Nessas duas etapas do ensino foram avaliados níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Apesar de ter havido avanço em quase todos os índices, mostrou-se grande a quantidade de estudantes do 9º ano com deficiência, principalmente, em Matemática. Do percentual de alunos avaliados nesta categoria, 34,6% estão no nível muito crítico.


Escola Nota 10 -  A divulgação oficial dos dados do Spaece, bem como das escolas públicas premiadas no Prêmio Escola Nota 10, ocorrerá no próximo dia 16 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença do governador Camilo Santana (PT). Para o prêmio, serão investidos R$ 25 milhões pelo Estado.