Ceará é destaque entre as melhores escolas públicas do Brasil

Segundo os números, qualidade da educação pública se aproxima da particular nos últimos dez anos
14:22 | 09 de set de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna

O Ceará apresenta os melhores índices nos primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com os dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo os números, qualidade da educação pública se aproxima da particular nos últimos dez anos.


Sobral e Coreaú, com as escolas Emílio Sendim e São Joaquim, respectivamente, lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.


Tanto nos primeiros anos do ensino fundamental quanto nos finais, do 6º ao 9º, o Ceará é quem apresenta os melhores resultados do Nordeste no Ideb. Na avaliação do 1º ao 5º ano, o Estado é o sexto do País, com nota 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. O Ceará foi também o que mais ultrapassou a meta estipulada, com 1,4 ponto acima dos 4,5 traçados.

Dos 183 municípios cearenses avaliados pelo índice, todos alcançaram a meta. Nesse quesito, apenas o Acre também conseguiu unanimidade nas cidades com meta cumprida para os primeiros cinco anos do ensino fundamental.


Quando são avaliados os dados do intervalo entre 6º e 9º ano, os números até são mais modestos. Mas os 4,8 obtido pelo Ceará ainda nos deixa na quinta posição do País e é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, o Ceará foi o único estado do Nordeste que conseguiu superar a meta, com meio ponto acima do objetivo traçado.


Enfocando os dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8. Em segundo lugar, outra cidade cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, quatro são do Ceará. Além das citadas, Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).


Confira o editorial do O POVO sobre o assunto.