Caminhão leva cinema itinerante pelo Ceará

Serão 60 sessões gratuitas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino e a população em geral
17:18 | 27 de nov de 2018 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Na V Mostra Itinerante de Cinema, serão exibidos sete filmes e em algumas cidades, também haverá exibição extra de produções que tiveram o município como locação

No dia 1º de dezembro um caminhão transformado em sala de cinema pega a estrada com destino a 30 cidades cearenses. É a V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, que circula pelo estado até o dia 21 de fevereiro, realizando 60 sessões gratuitas de cinema para crianças e adolescentes da rede pública de ensino e a população em geral. A realização é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em convênio com o Ministério da Cultura (MinC).

A iniciativa nasceu da necessidade de democratizar o acesso à cultura e ao lazer, por meio de conteúdo audiovisual, para uma parcela da população que não tem acesso às salas comerciais de cinema. Durante os 60 dias de programação, serão exibidos filmes de curta e longa-metragem, produzidos por diretores cearenses, com classificação indicativa livre.

Na V Mostra Itinerante de Cinema, serão exibidos sete filmes, sendo um o longa “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, obra de Helder Martins, e seis curtas e médias metragem que contemplam os gêneros consagrados na linguagem cinematográfica: os documentários “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha, “Couro Tecido”, de Adriana Barbalho, e “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha de Souza, as ficções “Céu Limpo” de Marcley de Aquino e Duarte Dias,
e “Doce de Coco”, de Allan Deberton, e a animação “Esaú, o contador de história”, de André Dias.

Em algumas cidades, também haverá exibição extra de produções que tiveram o município como locação. A curadoria da Mostra é de Duarte Dias,coordenador de audiovisual da Secult e curador de cinema do Cineteatro São Luiz. “Essas são, a nosso ver, as obras que, delimitadas num curto espaço de exibição, representarão os anseios de uma política cultural voltada para o audiovisual que não se resume apenas ao entretenimento, mas à reflexão e pensamento que a sétima arte é capaz de proporcionar”, explica.

A primeira cidade a receber o caminhão é Aracati, distante 150 quilômetros de Fortaleza, no litoral leste do estado. De 29 a 30 de novembro, grupos de escolas municipais terão acesso a uma oficina de animação, de 6 horas/aula, ministrada pelo realizador André Dias,em dois horários: de 08h às 12h e de 13h30 às 17h30, noInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Aracati. Já as sessões gratuitas de cinema acontecem nos dias 1° e 2° de dezembro, às 19h, noPolo de Lazer de Canoa Quebrada.

Além das exibições, estão previstas apresentações culturais de grupos locais em cada cidade. Em Aracati, a abertura do evento recebe o Projeto Circo-Teatro Escola, criado pela Associação Canoa Criança. O projeto atende meninos e meninas entre 7 e 12 anos da praia de Canoa Quebrada, oferecendo atividades de integração, desenvolvimento pessoal e profissional.

Ao ar livre -

Na "bagagem", o caminhão adaptado leva um projetor digital de 10 mil lumens, uma tela com dimensão de 8x6 metros que lembra um cinema convencional e os filmes que serão exibidos. Do lado de fora da estrutura, as crianças podem se servir de pipoca e refrigerante gratuitamente. As exibições ocorrem principalmente em bairros mais afastados do centro do município.

Na estrada -

De Aracati, o caminhão segue viagem para os municípios de Jaguaruana, Palhano, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Umari, Jati, Jardim, Barbalha, Abaiara, Crato, Caririaçu, Altaneira, Tarrafas, Potengi, Iguatu, Banabuiú, Quixadá, Ibicuitinga, Monsenhor Tabosa, Ipaporanga, Hidrolândia, Forquilha, Pentecoste, Guaiúba, Redenção, Barreira e Pindoretama.

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura (MinC), com produção executiva do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (Isaac) e apoio cultural do Banco do Nordeste. A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook e para obter mais informações acesse o site da Secult:
https://www.secult.ce.gov.br/