Mais completa síntese de indicadores sobre cada um dos 184 municípios do Estado, o Anuário do Ceará 2017-2018 será lançado nesta quinta-feira. Entre as novidades está a lista de vereadores de cada município complementando o primeiro capítulo, que reúne destaques de infraestrutura, história, política, e geografia dos 184 municípios cearenses.
O Guia Rápido, dentro da mesma seção reúne rankings atualizados de maiores e menores índices de saúde, população, previdência e economia, por município.
À frente do Anuário, estão os jornalistas Fábio Campos e Jocélio Leal. A editora-adjunta, Joelma Leal, explica que a publicação é útil a todo público que precisa de informações referenciadas. Os amplos dados foram reunidos durante um semestre pelos repórteres Alex Ferreira, Camila Gadelha, Cristina Brito, Hamlet Oliveira e Rebeca Soares e passaram pela revisão e checagem do jornalista Soriel Leiros. O resultado na versão impressa são 11 capítulos e 640 páginas.
“Desde o ano passado, lançamos todo o conteúdo na web, sem restrições, onde pode ser acessado gratuitamente”, destaca Joelma.
Mapas, tabelas, infográficos, textos, fotos e ilustrações são reunidos no Anuário do Ceará. O artista Carlus Campos é o autor dos 11 desenhos selecionados para capa e seções, homenageando prédios históricos locais. A editora-executiva de Imagem doO POVO, Andrea Araújo, assina o projeto gráfico da publicação, que também é adaptada à versão online. Cristiane Frota, Antônia Coutinho, Welton Travassos, Luciana Pimenta e Gabriel Almeida completam o time responsável pela arte do Anuário.
Fortaleza -Além de documentar dados do Estado, o Anuário é fonte de pesquisa. Sobre a Capital, reúne atribuições, perfis e contatos de cada gestor e órgão da administração municipal, o “Quem é Quem na Prefeitura”. Orçamentos, demonstrativos financeiros com receitas e despesas são discriminados. Destaque para os maiores pagadores de impostos de Fortaleza e valores de arrecadação. Tradicionalmente publicada, a lista dos mais influentes na Câmara Municipal é outra parte do segundo capítulo, com perfis, contatos e dados de cada vereador.
Saiba mais -Há mais de 150 anos, o Anuário do Ceará faz radiografia econômica, cultural, social e política do Estado. É a mais antiga publicação do Ceará ainda em circulação.
A partir de 1996, o Grupo de ComunicaçãoO POVOvoltou a ser responsável pelo projeto e, em 2002, realizou reforma gráfica e editorial, não apenas reunindo informações do ano anterior, mas consolidando-o como fonte de pesquisa.
Em agosto, telespectadores conferem na TV O POVO o Anuário Especial, com 16 especiais, trazendo temas e convidados que compõem a publicação e o site.
Serviço
Festa de lançamento
Quando: 27 de julho, às 20 horas
Onde: Viriato Buffet (rua República da Armênia, 1400 - Parque Manibura)
Evento para convidados
Para adquirir
Onde: bancas, livraria Cultura e sede doO POVO
Valor: R$ 99 (assinantes O POVO pagam R$ 79)
Site:www.anuariodoceara.com.br
Texto: Lucas Braga/Especial para O POVO